Igreja Matriz
Igreja Matriz
Igreja Matriz
Igreja Matriz - porta lateral

A Igreja Matriz de Caminha tem como seu orago, e consequentemente o nome desta, de Nossa Senhora de Assunção.

Situada no interior da cerca medieval, foi edificada sobre vestígios de uma primitiva capela românica. Esta edificação persistiu durante 68 anos, tendo começado no ano de 1488 e terminado no ano de 1556, apresentando por isso uma arquitetura religiosa de grande e complexa mistura de estilos e influências, passando do gótico, manuelino e finalmente renascentista.

Descrição

Igreja Matriz - altar
Igreja Matriz - interior
Igreja Matriz - púlpito
Igreja Matriz - púlpito

Em alvenaria de pedra em granito, é constituída por três naves, sendo a central mais elevada que as laterais, com a torre sineira anexada à esquerda.

A fachada, com o seu portal em arco de volta perfeita é constituída por uma moldura reta. Esta está encimada por uma rosácea.

Esta parte central está dividida das laterais por duas colunas, arrematando por elementos manuelinos. As laterais têm duas pequenas aberturas estreitas e verticais. Os portais laterais como o principal apresentam um estilo renascentistas com a sua volta em arco.

Igreja Matriz - coro
Igreja Matriz - altar-mor
Igreja Matriz - teto
Igreja Matriz - rosácea
Igreja Matriz - azulejos

O interior é formada por três naves, sendo separadas por arcos de volta perfeita, exceptuando a da Capela-Mor, de arco quebrado, sob o estilo gótico. Na nave central acima dos arcos, e contornando a rosácea, estão forrados de azulejos policromados quinhentistas.

O teto das três naves é forrado com madeira de castanho, sendo considerada como uma das melhores obras de carpintaria artística do país.

Classificação

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção foi inscrita na lista dos Monumentos Nacionais desde o ano de 1910.

Localização

Esta Igreja Matriz está situada no Largo do Terreiro, ou Praça Conselheiro Silva Torres, o largo central da vila de Caminha.

Coordenadas GPS: N 41 52.687' W 008 50.333'  (41.87812, -8.83888)

Temas / Tags

Caminha, publicado em por