Praça do Terreiro
Praça do Terreiro

Com outra denominação de Praça Conselheiro Silva Torres, é o segundo maior ponto de interesse da vila de Caminha a seguir à Igreja Matriz de Caminha. Pode dizer-se que é das poucas praças em Portugal com a maior influência na vida da população. Desde muito cedo o Largo do Terreiro tomou para si a devida importância, tornando-se assim na praça principal da vila.

A remodelação e consequentemente o aumento da importância desta praça ocorreu no séc. XV quando a vila era percorrida por meia dúzia de arruamentos, atravessado por uma artéria principal que cruzava um terreiro onde se realizavam os mercados sazonais e as reuniões dos habitantes. Com o tempo o terreiro foi ganhando o estatuto até se tornar no verdadeiro centro da vila. Este estatuto depressa cresceu com a edificação da Igreja da Misericórdia, os Paços do Concelho, o Chafariz do Terreiro que deu de beber à população da altura, além da existência da Torre de Menagem, substituindo por Torre do Relógio, e finalmente as casas das mais importantes famílias da vila, como a Casa dos Pittas.

A Praça Conselheiro Silva Torres, ou o Largo do Terreiro, tornou-se não só num centro de trocas de produtos alimentícios, como se tornou num centro de encontro de políticos, de eclesiásticos, de artistas, de turistas, etc.

Este ponto de encontro tem como Coordenadas GPS: N 41 52.531' W 008 50.306'  (41.87552, -8.83843)

Caminha, publicado em por