Casa dos Pitas

 

Este edifício, um pouco fora do normal para a época, foi mandado edificar por Sebastião Pitta Soares entre os anos de 1649 e 1682. Estando situado atualmente no centro da Vila, situava-se na altura numa das ruas principais, exterior à cerca medieval.

Esta forma peculiar para a época leva-a a ser classificada como palácio urbano. Apresentando uma planta retangular na horizontal, é formada por dois pisos, sendo o superior o andar nobre. No piso inferior é rasgada por cinco portas e duas janelas, sendo o superior constituído por cinco varandins com guardas de ferro e duas janelas na mesma posição que no piso inferior. Como particularidade neste piso, as molduras correspondem ao revivalismo da arquitetura manuelina. O edifício termina assim com merlões em toda a superfície retangular, assentes sobre a cornija e decoradas com gárgulas de meia cana.

Este pequeno palácio urbano está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde o ano 1977, e está situado no Largo do Terreiro ou Praça Conselheiro Silva Torres, o largo central da vila de Caminha.

Coordenadas GPS: N 41 52.523' W 008 50.293'  (41.87538, -8.83822)

Temas / Tags

Caminha, publicado em por