De planta longitudinal, é composta de uma única nave e capela-mor retangulares.
Na fachada, com o portal renascentista, em arco de volta perfeita, decorada com grotescos e arabescos, limitado por duas pilastras igualmente decoradas nos plintos e capitéis, arrematados por dois pináculos. Entre estes uma janela retangular na vertical. É arrematado por um frontão, possuindo um nicho com a imagem da padroeira da igreja.
À esquerda apresenta-se a torre sineira com um arco de volta perfeita que dá acesso à parte lateral desta, também constituída por arcos. Está encimada por uma pequena fissura.
O interior apresenta-nos com um coro-alto, onde possui um cadeiral e órgão barrocos. O teto é forrado em caixotões em madeira. O destaque deste interior vai para os dourados dos altares, de estilo nacional, sendo o seu ex-libris a capela-mor. De realçar também o friso de azulejos do século XVII, que percorre a cabeça e nave da igreja, chegando inclusivamente à sacristia.
Este é mais um dos monumentos que ladeiam o Largo do Terreiro ou Praça Conselheiro Silva Torres, o largo central da vila de Caminha.
Este monumento está inserido na Rota do Barroco, do Portal de Arcos de Valdevez, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.
Conforme dados fornecidos, este templo religioso ainda não está classificado, estando desde 2013 a ser alvo dos pensadores que atribuem tais classificações.