Um dos monumentos com mais destaque no centro histórico da vila, a Igreja da Misericórdia pertence ao século XVI (1559) sob o estilo renascentista com maior visibilidade no seu portal, sendo este o único elemento da primitiva construção. De planta longitudinal, é composta de uma única nave e capela-mor retangulares.

Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia - lateral
Igreja da Misericórdia - arcadas

Na fachada, com o portal renascentista, em arco de volta perfeita, decorada com grotescos e arabescos, limitado por duas pilastras igualmente decoradas nos plintos e capitéis, arrematados por dois pináculos. Entre estes uma janela retangular na vertical. É arrematado por um frontão, possuindo um nicho com a imagem da padroeira da igreja.

À esquerda apresenta-se a torre sineira com um arco de volta perfeita que dá acesso à parte lateral desta, também constituída por arcos. Está encimada por uma pequena fissura.

Igreja da Misericórdia - altar-mor
Igreja da Misericórdia - coro
Igreja da Misericórdia - teto

O interior apresenta-nos com um coro-alto, onde possui um cadeiral e órgão barrocos. O teto é forrado em caixotões em madeira. O destaque deste interior vai para os dourados dos altares, de estilo nacional, sendo o seu ex-libris a capela-mor. De realçar também o friso de azulejos do século XVII, que percorre a cabeça e nave da igreja, chegando inclusivamente à sacristia.

Conforme dados fornecidos, este templo religioso ainda não está classificado, estando desde 2013 a ser alvo dos pensadores que atribuem tais classificações.

Este é mais um dos monumentos que ladeiam o Largo do Terreiro ou Praça Conselheiro Silva Torres, o largo central da vila de Caminha.

Coordenadas GPS: N 41 52.564' W 008 50.304'  (41.87607, -8.83840)

Temas / Tags

Caminha, publicado em por