Igreja e Convento de Santo António
Igreja e Convento de Santo António, setembro de 2022
Com início da construção atribuído ao século XVI, só no século XVIII a Igreja do Convento de Frades, ou Igreja de Santo António, teve o seu remate final concluído. Iniciada em 1524, em 1540 dá-se a construção da cerca e, entre 1554 e 1556, a edificação da capela paralela à Igreja, denominada de Onze Mil Virgens.

História

Igreja do Convento de Santo António
Igreja do Convento de Santo António

Com início da construção atribuído ao século XVI, só no século XVIII é que a edificação da Igreja do Convento de Frades, conhecida atualmente como Igreja de Santo António, teve o seu remate final concluído.

A construção aconteceu em 1524, com o Convento de Santo António da Ordem de São Francisco, a mando da D. Violante Henriques e mulher de D. Fernando Mascarenhas, Alcaide-mor de Alcácer do Sal.

Em 1540 dá-se a construção da cerca e, entre 1554 e 1556, o filho deste casal, D. Pedro de Mascarenhas, manda edificar uma capela paralela à Igreja, denominada de Onze Mil Virgens.

Igreja do Convento de Santo António
Igreja do Convento de Santo António

Entretanto D. Pedro Mascarenhas e sua mulher D. Helena de Mascarenhas, deixam em testamento a obrigação de acabar a respetiva capela. Assim a vontade testamentária foi cumprida, com a finalização desta nos finais do século XVI, onde se realizaram missas por alma dos testamenteiros.

No século XVII dá-se a construção do corpo da galilé e da capela e do altar do lado norte da igreja, tendo sido na segunda metade do século XVIII a reconstrução da capela-mor da igreja, destruída pelo terramoto.

Descrição

De planta longitudinal, é composta por dois retângulos de diferentes dimensões como são a nave e capela-mor.

Adossada à nave, uma capela retangular paralela à igreja. Antecede-lhes uma ampla galilé retangular disposta transversalmente.

Classificação

A Igreja de Santo António está classificada com Imóvel de Interesse Publico desde 1960.

Localização

Este ponto está situado na localidade Alcácer do Sal, na freguesia Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.

Coordenadas GPS: N 38 22.429' W 008 30.631'  (38.37382, -8.51052)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Fonte Nova e Lavadouro

Fonte Nova e Lavadouro - Visitar Portugal

(Distância: 200 m S)
Conhecida como Fonte Nova, tem como única referência a inscrição no quadrado em pedra na parte superior, o ano de 1721. O anexo à direita é constituído pelo lavadouro comunitário, com uma cobertura e formado por um único tanque de planta retangular.

Cemitério de Alcácer do Sal

Cemitério de Alcácer do Sal - Visitar Portugal

(Distância: 205 m NW)

Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo

Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo - Visitar Portugal

(Distância: 264 m SW)
A Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo situa-se no interior do castelo, tendo a sua edificação a atravessar os séculos XIII, XVI, XVII e XVIII. Iniciado em em 1217, no início do século XVI realiza-se a substituição das bases das colunas da nave. Desde 1951 a Igreja de Santa Maria do Castelo é Imóvel de Interesse Público.

Fonte do Chafariz do Brasão

Fonte do Chafariz do Brasão - Visitar Portugal

(Distância: 266 m SE)
Com a indicação de que é do século XVI, mais exatamente de 1592, a Fonte do Painel ou Fonte do Brasão mostra uma bica e por cima um painel representa as armas da cidade de Alcácer do Sal, descrevendo a vida do rio Sado durante o período romano e a caravela com mastro grande encimado pelo escudo de Portugal, entre outros elementos.

Junta da União de Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana

Junta da União de Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana - Visitar Portugal

(Distância: 267 m S)
Uma das mais antigas histórias de Portugal, Alcácer do Sal e o seu território apontam para uma vida de quarenta mil anos, remontando ao Período do Mesolítico. A localidade de Alcácer do Sal foi fundada pela civilização fenícia, durante o período de 1500 a 300 a.C.

Torre do Relógio

Torre do Relógio - Visitar Portugal

(Distância: 268 m SW)
Uma torre anexada ao castelo, sendo uma construção do século XII, mais propriamente do ano de 1191, mandada erguer de raiz pelo Califa Almóada Yá Qub Al-Mansur, torre com estatuto de militar com vigilância privilegiada sobre o porto fluvial e oceânico de Alcácer.

Igreja de Santa Maria do Castelo

Igreja de Santa Maria do Castelo - Visitar Portugal

(Distância: 270 m SW)

Castelo de Alcácer do Sal

Castelo de Alcácer do Sal - Visitar Portugal

(Distância: 286 m SW)
No ponto mais alto de Alcácer do Sal edifica-se o castelo, uma imponente fortificação que teve um papel importante e determinante na vida da cidade. Com raízes muçulmanas, a estrutura terá sido mandada edificar em 1191 pelo califa almóada Ya'qub Al-Mansur e conquistado em definitivo em 1217 por D. Afonso II.

gif