Castelo de Alcácer do Sal
Castelo de Alcácer do Sal, setembro de 2022
No ponto mais alto de Alcácer do Sal edifica-se o castelo, uma imponente fortificação que teve um papel importante e determinante na vida da cidade. Com raízes muçulmanas, a estrutura terá sido mandada edificar em 1191 pelo califa almóada Ya'qub Al-Mansur e conquistado em definitivo em 1217 por D. Afonso II.

Origem

Castelo de Alcácer do Sal

No ponto mais alto de Alcácer do Sal, edifica-se o castelo que outrora era inexpugnável, uma imponente fortificação que teve um papel importante e determinante na vida da cidade.

A sua origem teve as raízes muçulmanas e a comprovar o nome da própria cidade de Alcácer que em árabe quer dizer palácio. Originalmente era denominado de Al-Qasr Abus Danis, traduzido para "Castelo do filho de Danis".

A estrutura terá sido mandada edificar em 1191 pelo califa almóada Ya'qub Al-Mansur, acreditando-se que naquela localização já teriam existido outras instalações militares.

O Castelo

Castelo de Alcácer do Sal

Ponto estratégico, o castelo foi cenário de vários combates entre os cristãos e os muçulmanos, mas foi com D. Afonso Henriques que foi tomado somente em 1160, acabando novamente por ser reconquistado pelos muçulmanos em 1191. Foi neste ano que se realizou a construção da torre de Algipe.

Depois deste fracasso português, foram vinte e seis anos que os muçulmanos se mantiveram na fortaleza, para em 1217 perderem em definitivo para os portugueses Neste ano foi conquistado, após um cerco de dois meses, por D. Afonso II, os portugueses e os cruzados, tendo sido doado à Ordem de Santiago de Espada, que ajudara na batalha.

Para além de ter sido palco de vários combates, foi igualmente palco de momentos decisivos na história de Portugal, entre os quais se destaca a aclamação do rei D. Manuel I, mantendo-se a fortaleza em funções militares até ao século XV.

Localização

Este ponto está situado na localidade Alcácer do Sal, na freguesia Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.

Coordenadas GPS: N 38 22.323' W 008 30.774'  (38.37205, -8.51290)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo

Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo - Visitar Portugal

(Distância: 33 m NE)
A Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo situa-se no interior do castelo, tendo a sua edificação a atravessar os séculos XIII, XVI, XVII e XVIII. Iniciado em em 1217, no início do século XVI realiza-se a substituição das bases das colunas da nave. Desde 1951 a Igreja de Santa Maria do Castelo é Imóvel de Interesse Público.

Fórum Romano de Alcácer do Sal

Fórum Romano de Alcácer do Sal - Visitar Portugal

(Distância: 43 m NW)
Este Fórum Romano encontra-se numa zona estratégica junto ao Castelo e à Igreja de Santa Maria do Castelo. Descoberto em 1983, iniciam no período romano e atravessam a ocupação muçulmana, como mostram os vestígios visíveis das ruínas habitacionais e muitos outros.

Torre do Relógio

Torre do Relógio - Visitar Portugal

(Distância: 46 m E)
Uma torre anexada ao castelo, sendo uma construção do século XII, mais propriamente do ano de 1191, mandada erguer de raiz pelo Califa Almóada Yá Qub Al-Mansur, torre com estatuto de militar com vigilância privilegiada sobre o porto fluvial e oceânico de Alcácer.

Miradouro do Castelo

Miradouro do Castelo - Visitar Portugal

(Distância: 78 m W)

Teatro Pedro Nunes

Teatro Pedro Nunes - Visitar Portugal

(Distância: 94 m S)

Igreja do Espírito Santo, Museu Municipal Pedro Nunes

Igreja do Espírito Santo, Museu Municipal Pedro Nunes - Visitar Portugal

(Distância: 119 m S)
A Igreja do Espírito Santo, uma construção do século XVII, teve a sua origem proveniente do hospital com o mesmo nome, uma edificação do século XVI. Atualmente está ali instalado o Museu Municipal Pedro Nunes, e está desde 1993 classificada como Imóvel de Interesse Público.

Estátua de Pedro Nunes

Estátua de Pedro Nunes - Visitar Portugal

(Distância: 142 m S)
Estátua de Pedro Nunes, situada na Praça com o mesmo nome e em frente da Câmara Municipal, mostra o maior matemático da história de Portugal, que viveu no tempo dos Descobrimentos, entre 1502 e 1578, tendo contribuído na expansão marítima e na arte de navegar.

gif