Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo
Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo, setembro de 2022
A Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo situa-se no interior do castelo, tendo a sua edificação a atravessar os séculos XIII, XVI, XVII e XVIII. Iniciado em em 1217, no início do século XVI realiza-se a substituição das bases das colunas da nave. Desde 1951 a Igreja de Santa Maria do Castelo é Imóvel de Interesse Público.
 

História

Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo
Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo

No interior do Castelo de Alcácer do Sal situa-se a Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo, que teve a sua edificação a atravessar os séculos XIII, XVI, XVII e XVIII. Assim, no primeiro terço do século XIII, após a reconquista cristã, em 1217, inicia-se provavelmente a construção da igreja. No início do século XVI realiza-se a substituição das bases das colunas da nave.

No século XVII dá-se a construção das capelas de Santíssimo, Fronteira e a Mor, no século XVIII é a reedificação da igreja conforme o risco de João Antunes. Em 1969 sofre alguns danos com o tremor de terra.

Descrição

Desenvolvida na longitudinal e com uma planta retangular, é formada por nave e capela-mor de menores dimensões, ambas retangulares. Adossam-se a esta última três capelas na fachada norte, e na fachada sul adossam-se sacristia, casa paroquial, capela e a torre sineira.

Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo - Porta Lateral

Na fachada principal com remate em frontão triangular, o rasgo do portal principal é em arco de volta perfeita sobre colunas cilíndricas e encimado por um janelão com frontão contracurvo que interrompe o frontão triangular.

A torre sineira adossa-se à direita da fachada principal no mesmo plano, de dois andares, vazada por ventanas em arco redondo.

Classificação

Desde 1951 que a Igreja de Santa Maria do Castelo é Imóvel de Interesse Público, e no ano de 2020 foi revista a classificação.

Localização

Este ponto está situado na localidade Alcácer do Sal, na freguesia Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.

Coordenadas GPS: N 38 22.341' W 008 30.774'  (38.37235, -8.51290)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Fórum Romano de Alcácer do Sal

Fórum Romano de Alcácer do Sal - Visitar Portugal

(Distância: 31 m W)
Este Fórum Romano encontra-se numa zona estratégica junto ao Castelo e à Igreja de Santa Maria do Castelo. Descoberto em 1983, iniciam no período romano e atravessam a ocupação muçulmana, como mostram os vestígios visíveis das ruínas habitacionais e muitos outros.

Castelo de Alcácer do Sal

Castelo de Alcácer do Sal - Visitar Portugal

(Distância: 33 m S)
No ponto mais alto de Alcácer do Sal edifica-se o castelo, uma imponente fortificação que teve um papel importante e determinante na vida da cidade. Com raízes muçulmanas, a estrutura terá sido mandada edificar em 1191 pelo califa almóada Ya'qub Al-Mansur e conquistado em definitivo em 1217 por D. Afonso II.

Torre do Relógio

Torre do Relógio - Visitar Portugal

(Distância: 65 m SE)
Uma torre anexada ao castelo, sendo uma construção do século XII, mais propriamente do ano de 1191, mandada erguer de raiz pelo Califa Almóada Yá Qub Al-Mansur, torre com estatuto de militar com vigilância privilegiada sobre o porto fluvial e oceânico de Alcácer.

Miradouro do Castelo

Miradouro do Castelo - Visitar Portugal

(Distância: 80 m W)

Teatro Pedro Nunes

Teatro Pedro Nunes - Visitar Portugal

(Distância: 125 m S)

Igreja do Espírito Santo, Museu Municipal Pedro Nunes

Igreja do Espírito Santo, Museu Municipal Pedro Nunes - Visitar Portugal

(Distância: 152 m S)
A Igreja do Espírito Santo, uma construção do século XVII, teve a sua origem proveniente do hospital com o mesmo nome, uma edificação do século XVI. Atualmente está ali instalado o Museu Municipal Pedro Nunes, e está desde 1993 classificada como Imóvel de Interesse Público.

Estátua de Pedro Nunes

Estátua de Pedro Nunes - Visitar Portugal

(Distância: 175 m S)
Estátua de Pedro Nunes, situada na Praça com o mesmo nome e em frente da Câmara Municipal, mostra o maior matemático da história de Portugal, que viveu no tempo dos Descobrimentos, entre 1502 e 1578, tendo contribuído na expansão marítima e na arte de navegar.

gif