Este templo tem a sua origem no século XIV, só subsistindo desta época a estrutura externa, uma vez que, nos séculos posteriores, o templo foi objeto de intervenções.
Conhecida também como Igreja de São Mateus e São Tiago, tendo estes como orago, a Matriz de Sardoal desenvolve-se longitudinalmente, de planta retangular formada por nave e capela-mor.
Adossada a esta e no lado esquerdo, a torre sineira, com uma edificação posterior relacionada ao século XVI, apresenta-se com uma planta quadrada possuindo em todos os lados uma sineira, com um remate em coruchéu.
Na fachada triangular destaca-se o rasgo do portal principal em arco quebrado, ladeado por colunas cujos capitéis mostram a representação de dois rostos, sendo um deles um masculino coroado e o outro feminino em postura de oração. Esta é encimada por uma rosácea flamejante que ilumina o interior da Igreja.
O templo e todo o recheio estão classificados como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Sardoal, na freguesia Sardoal.
A Igreja Matriz do Sardoal situa-se no cimo do monte, quase no limite oriental da vila. Do átrio obtém-se uma excelente vista sobre a vila e toda a região em redor.
(Distância: 63 m S)
Um dos três elementos existentes na parte histórica do Sardoal, a Igreja da Misericórdia ergue-se no local de uma antiga ermida e remonta ao ano de 1370.
(Distância: 79 m W)
O que parece ser um edifício como tantos outros é na verdade um elemento de certo modo importante e de relevo para a vila de Sardoal, não só no aspeto arquitetónico como histórico.
(Distância: 120 m NW)
A Praça da República, na vila de Sardoal, aqui se chega, daqui se deixa a vila, ou até mesmo se parte a pé para uma visita à parte histórica da vila.
(Distância: 134 m NW)
Atualmente erguido na Praça da República, só no século XVI é que foi possível tal edificação devido à elevação de Sardoal a vila por parte de D. João III.
(Distância: 145 m NW)
Situada na esquina da Praça da República, a Junta da Freguesia encontra-se alojada no edifício que constituía a Casa Grande ou dos Almeidas, tendo a entrada principal em frente da Capela do Espírito Santo
(Distância: 147 m NW)
Situada na Praça da República em comunhão com outros edifícios como a Câmara Municipal e o Pelourinho, a Capela do Espírito Santo tem uma inscrição no portal de 1603.
(Distância: 148 m NW)
Câmara Municipal de Sardoal, Praça da República, 2230-222 Sardoal
(Distância: 149 m E)
(Distância: 180 m NE)
Uma das muitas capelas que a vila de Sardoal possui e a única que até ao séc. XX se registava como pública.
(Distância: 185 m NW)
Esta é a fachada de um dos maiores projetos arquitetónicos e de referência obrigatória do património do Sardoal, denominada de Casa Grande ou Casa dos Almeidas.