Este edifício de proporções bastantes consideráveis foi mandado edificar nos finais do século XVII e princípios do XVIII para residência da Família Moura Mendonça. Não há certezas se foi D. Gaspar de Mendonça, Arcebispo da Baía e Primaz do Brasil, ou o seu irmão Rodrigo Barata Moura, fidalgo da Casa Real, o mandante da construção do edifício em causa.
Desconhece-se a razão pela qual o edifício está denominado da Casa dos Almeidas, chegando a um pressuposto de que, antes da atual edificação, tenha existido outra residência, pertencente então à Família dos Almeidas e Condes de Abrantes, que foram Senhores do Sardoal durante dois séculos.
A fachada é delimitada por pilastras de dois pisos, em frontão triangular rematado por pináculos.
O piso térreo é formado pelo portal principal em arco abatido ladeado por duas colunas onde assenta a sacada do piso superior. Nas partes laterais do portal estão abertas duas janelas em molduras de verga reta protegidas por um gradeamento.
No piso superior e nobre da casa abrem-se três janelas, das quais a central é em arco de volta perfeita e a ladear duas colunas, sobrepujado de um entablamento curvo. As janelas laterais são em arco abatido sobrepujado de um entablamento.
Este solar de planta longitudinal está situado no centro da Vila, quase em frente à Capela do Espírito Santo.
Este ponto está situado na localidade Sardoal, na freguesia Sardoal.
(Distância: 26 m N)
Situada no centro da vila, a Capela de Nossa Senhora do Carmo é um edifício do séc.XVIII e que se incorpora na denominada Casa Grande ou da Casa dos Almeidas.
(Distância: 41 m S)
Situada na Praça da República em comunhão com outros edifícios como a Câmara Municipal e o Pelourinho, a Capela do Espírito Santo tem uma inscrição no portal de 1603.
(Distância: 43 m S)
Câmara Municipal de Sardoal, Praça da República, 2230-222 Sardoal
(Distância: 46 m S)
Situada na esquina da Praça da República, a Junta da Freguesia encontra-se alojada no edifício que constituía a Casa Grande ou dos Almeidas, tendo a entrada principal em frente da Capela do Espírito Santo
(Distância: 54 m S)
Atualmente erguido na Praça da República, só no século XVI é que foi possível tal edificação devido à elevação de Sardoal a vila por parte de D. João III.
(Distância: 71 m S)
A Praça da República, na vila de Sardoal, aqui se chega, daqui se deixa a vila, ou até mesmo se parte a pé para uma visita à parte histórica da vila.
(Distância: 184 m N)
Mais um templo religioso a pertencer ao século XVIII, também incorporado no espaço residencial da Família Serrão da Mota.
(Distância: 185 m SE)
Com a Igreja da Misericórdia e a Antiga Cadeia, a Igreja Matriz, com a sua origem no séc. XIV, completa os três elementos situados na parte antiga do Sardoal.
(Distância: 185 m S)
O que parece ser um edifício como tantos outros é na verdade um elemento de certo modo importante e de relevo para a vila de Sardoal, não só no aspeto arquitetónico como histórico.
(Distância: 237 m S)
Um dos três elementos existentes na parte histórica do Sardoal, a Igreja da Misericórdia ergue-se no local de uma antiga ermida e remonta ao ano de 1370.