A igreja veio em 1511 a ser alvo de obras na ampliação e remodelação.
Em 1552 dava-se por concluído o templo com a finalização do arco triunfal, do portal principal e da respetiva escadaria. Dois anos depois, a bula papal da confirmação da Irmandade seria promulgada pelo Papa Inocêncio IV.
De planta retangular formada por dois corpos, a nave e capela-mor mais estreita, a fachada principal é limitada ao portal principal e encimada por dois óculos. Na parte lateral tem como abertura um portal manuelino rendilhado no intradorso com acesso à nave e um painel de azulejos com a imagem da padroeira da Irmandade, D. Leonor. Finalmente, uma fresta retangular em altura para iluminação da capela-mor.
O portal principal, de estrutura retabular, é em arco de volta perfeita ladeado por pilastras decoradas com relevos de motivos grotescos e capitéis compósitos. Sobreposto a este, um entablamento em que foi colocada uma edícula com a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, sendo esta encimada por um medalhão da Irmandade ladeado por dois óculos. O acesso ao interior é feito por uma escadaria.
A Igreja da Misericórdia, com todo o seu recheio, está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Sardoal, na freguesia Sardoal.
A Igreja da Misericórdia situa-se a 50 metros a SE da Igreja Matriz, nas ruas estreitas da parte antiga da vila.
(Distância: 63 m N)
Com a Igreja da Misericórdia e a Antiga Cadeia, a Igreja Matriz, com a sua origem no séc. XIV, completa os três elementos situados na parte antiga do Sardoal.
(Distância: 75 m NW)
O que parece ser um edifício como tantos outros é na verdade um elemento de certo modo importante e de relevo para a vila de Sardoal, não só no aspeto arquitetónico como histórico.
(Distância: 167 m N)
A Praça da República, na vila de Sardoal, aqui se chega, daqui se deixa a vila, ou até mesmo se parte a pé para uma visita à parte histórica da vila.
(Distância: 178 m NE)
(Distância: 183 m N)
Atualmente erguido na Praça da República, só no século XVI é que foi possível tal edificação devido à elevação de Sardoal a vila por parte de D. João III.
(Distância: 192 m S)
(Distância: 193 m N)
Situada na esquina da Praça da República, a Junta da Freguesia encontra-se alojada no edifício que constituía a Casa Grande ou dos Almeidas, tendo a entrada principal em frente da Capela do Espírito Santo
(Distância: 196 m N)
Câmara Municipal de Sardoal, Praça da República, 2230-222 Sardoal
(Distância: 197 m N)
Situada na Praça da República em comunhão com outros edifícios como a Câmara Municipal e o Pelourinho, a Capela do Espírito Santo tem uma inscrição no portal de 1603.
(Distância: 230 m NE)
Uma das muitas capelas que a vila de Sardoal possui e a única que até ao séc. XX se registava como pública.