Nasceu em São Martinho de Guifões, Bouças - Matosinhos, em 5 de janeiro de 1801, e faleceu em Santarém, em 18 de janeiro de 1862.
Sendo filho de importantes pessoas na Companhia dos Vinhos, teve possibilidade de estudar em Coimbra o que o ajudou a avançar na carreira política.
Foi o líder dos setembristas, a Revolução de Setembro iniciada em 9 de setembro de 1836 que pretendeu restaurar a Constituição de setembro de 1822.
Esteve no poder desde 10 de setembro de 1836 até 1 de junho de 1837. Em 17 de novembro de 1836 publicou um decreto para criar liceus nas capitais de distrito, conseguindo assim lançar as bases do sistema de ensino secundário que ainda existe. Um dos exemplos é o antigo Liceu Passos Manuel, em Lisboa.
Este ponto está situado na localidade Santarém, na freguesia Cidade de Santarém.
(Distância: 69 m W)
Do Pelourinho erguido e lavrado em 1506 só existe a terminação, um pináculo bojudo e facetado encimado por uma esfera armilar de ferro.
(Distância: 76 m W)
A Porta de Atamarma era uma das portas de entrada na cidade medieval. Os alicerces da porta mantêm-se soterrados mas foi marcado a negro, no pavimento, o local onde a porta existiu.
(Distância: 86 m S)
Torre do Relógio ou o Cabaceiro são os nomes atribuídos à única torre primitiva que pertenceu ao conjunto defensivo de Alpram, mantendo-se até agora.
(Distância: 89 m S)
Situada no centro histórico de Santarém, muito perto da Igreja da Misericórdia, a Igreja de São João de Alporão tem atribuída a sua edificação nas duas últimas décadas do séc. XII.
(Distância: 118 m SE)
Com o nome original de "Teatro de Santarém", mudou para o atual após a espantosa representação da atriz Rosa Damasceno, em 1894, da peça "O Amigo Fritz" pela Companhia de Teatro Normal de Lisboa.
(Distância: 163 m SE)
Esta é a rua que nos dá acesso a um dos mais maravilhosos pontos da cidade de Santarém, uma zona de jardim denominada de Jardim das Portas de Sol.
(Distância: 163 m S)
Com diversas designações, como por exemplo Igreja de Santo Agostinho, a Igreja de Santa Maria da Graça foi considerada como o último grande monumento gótico monacal que Santarém atualmente conserva.
(Distância: 172 m SW)
Remontando à Reconquista Cristã, este templo religioso resulta da reedificação de uma antiga mesquita da Medina Islâmica.
(Distância: 252 m SW)
Situada na rua 1º de Dezembro, o edifício onde está esta janela faz paredes meias com a Igreja da Misericórdia, integrando-se na Instituição da Santa Casa da Misericórdia.
(Distância: 259 m SW)
A Igreja da Misericórdia, edificada no século XVI, segue um padrão de igreja-salão da época, com a fachada primitiva a ser terminada no início do século XVII.