Foi considerada a primeira instituição da vila de Nisa, a Albergaria, fundada em 1218 pelo mestre templário D. Pedro Alvitis.

História

Igreja da Misericórdia
Fachada frontal

Foi considerada a primeira instituição da vila de Nisa, como referência assistencial é a Albergaria. Foi fundada em 1218 pelo mestre templário D. Pedro Alvitis com o objectivo de recolher e hospedar os viajantes, enfermos ricos ou pobres.

Com a extinção da Ordem do Templo em 1312, a Albergaria ficou sob a régia de uma confraria local, funcionando até ao início do século XV.

Em 1520 alguns senhores bons da vila fundaram a Irmandade da Misericórdia local seguindo as normas da Misericórdia da Lisboa. Então, todos os bens da Albergaria passaram para a nova confraria, tendo os irmãos dado início à edificação do seu templo no início do século XVI.

Descrição

Esta estrutura exterior assemelha-se a todas as outras das Irmandades da Misericórdia construídas na primeira metade do século XVI.

A fachada apresenta ao centro um portal de arco de volta perfeita inserido num alfiz retangular enquadrado por pilastras. A capela-mor tem planta retangular, apresenta um programa decorativo de gosto rococó.

Classificação

Este Monumento está classificado como de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 31.100' W 007 38.938'  (39.51833, -7.64897)

Temas / Tags

Nisa, publicado em por