Após serem feitas e desfeitas as fortificações, devido a conflitos de interesse entre senhoriais, coroa e a população, o Castelo começou a ser edificado por iniciativa de D. Dinis.
Considerado o monumento ex-libris de Castelo de Vide, pela sua particularidade neste tipo de monumento, crê-se que seja do século XVI, do reinado de D.João III.
Fonte do século XIX, indicado pela inscrição existente no próprio mármore feita pela C. M. em 1889, tomou o nome de ourives por ter existido aqui um ourives.
Igreja datada do século XVII, fica situada no burgo, ou seja, dentro do perímetro do Castelo, onde antigamente pessoas viviam para serem protegidas pelos responsáveis do castelo.
Sendo esta a Igreja Matriz de Castelo de Vide, e porventura a maior do Alto Alentejo, o seu início esteve marcado para 1789 e concluiu-se por volta de 1873.
Sem conhecimento da data da primitiva Igreja de Santiago Maior, estava esta referenciada no livro das Igrejas Mosteiros que havia nos reinos de Portugal e Algarve em 1320 e 1321.