Este conjunto conventual foi edificado com base nos claustros, dispondo-se como um quadrado.
O templo está edificado longitudinal à esquerda do claustro, com uma planta retangular de nave única e capela-mor. A nave é coberta em abóbada de berço, sendo as paredes com azulejos de tapete do século XVII.
Possui oito capelas laterais decoradas com retábulos de talha barroca. Sobre estes arcos abrem-se janelas com finalidade de iluminação do exterior, existindo igualmente uma semelhante abertura no coro-alto.
A capela-mor, separada da nave por um arco de volta perfeita, está coberta por abóbada e alberga um retábulo-mor maneirista de talha dourada.
A fachada foi alterada no século XVIII, está delimitada por cunhais em pilastras, finalizando em frontão curvilíneo ladeado por pináculos. É formada por três arcos de volta perfeita em galilé, encimada por um janelão ladeado por dois nichos sem imagens.
Separada por um friso, o frontão possui uma janela em circulo. O rasgo da entrada principal para o templo é em moldura de verga reta.
O claustro, de planta quadrada, no piso térreo, tem uma arcada de volta perfeita e em todo o perímetro as paredes estão decoradas com painéis de azulejos do ano 1725, que relatam a vida de D. Frei Aleixo de Meneses, prior do convento na última década do século XVI, que se apresenta à direita dos claustros.
As dependências conventuais, que seguem os claustros à sua direita, acabaram por ser vendidas a particulares, depois da extinção das Ordens Religiosas, acabando por a Câmara adquirir o imóvel em 1887 instalando aí várias repartições camarárias.
Atualmente funciona como Museu Municipal.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde o ano 1958
Este ponto está situado na localidade Torres Vedras, na freguesia Santa Maria, São Pedro e Matacães.
(Distância: 38 m NW)
Este Obelisco foi erigido em 1954 em homenagem a todos os que morreram pela pátria pelas campanhas da Guerra Peninsular, em 1808-1814.
(Distância: 154 m N)
Situada no centro histórico da cidade, a Igreja da Misericórdia é considerada a mais bela e valiosa das igrejas da cidade. Incorpora o conjunto de edifícios da Misericórdia, como o Hospital e a sede da instituição.
(Distância: 222 m NW)
A Igreja de Santiago é proveniente da época da Idade Média, sendo a atual resultante de uma reconstrução quinhentista, continuando posteriormente a sofrer obras de remodelação.
(Distância: 223 m NE)
Câmara Municipal de Torres Vedras - Avenida 5 de outubro, 2560-270 Torres Vedras
(Distância: 297 m N)
A Igreja de São Pedro foi edificada na segunda metade do séc. XVI no mesmo local do outro templo da Idade Média com a mesma invocação.
(Distância: 308 m N)
Este chafariz, situado na Praça do Município, foi edificado no ano de 1776 estando numa posição um tanto peculiar, numa frontaria de um andar com quatro janelas pequenas pombalinas, únicas do género que existiam na vila.
(Distância: 313 m N)
A primeira referência a este edifício surgiu em 1337. Entrou em fases de restauro em três momentos como nos de 1597, 1634 e 1776, sendo neste último ano o de viragem para o edifício moderno com que atualmente se apresenta.
(Distância: 323 m SW)
Em 1997 foi erigido este monumento ao Bombeiro Voluntário, em frente do quartel dos bombeiros, como gesto de agradecimento e homenagem do povo de Torres Vedras.
(Distância: 337 m N)
Este é o elemento fundamental para a existência do Aqueduto das Águas, tornou-se no ex-libris da cidade e, segundo os entendidos, é o mais monumental chafariz gótico nacional que chegou até agora.
(Distância: 337 m N)
Situado mesmo em frente ao Chafariz dos Canos, este pequeno pano da muralha medieval ficou a descoberto quando se fazia as fundações para um prédio.