
Sendo no século XV conhecido como Alto da Cotovia, no século XVII foi ali iniciada a construção de um palácio pelo filho do marquês de Alegrete - João Gomes da Silva Teles. Sendo depois abandonado e estando em ruínas era em 1740 a lixeira do Bairro Alto.
Foi limpo mais tarde, mas em 1830 já era de novo um local de entulho, tendo a Câmara Municipal mandado limpar para ali construir uma praça que foi denominada de Príncipe Real em 1859.
Ali foi construído o Reservatório de Água da Patriarcal que tinha ligação para diversos chafarizes de Lisboa, o Século, o Loreto e S. Pedro de Alcântara.
Classificação
No jardim existe um Cedro-do-Buçaco (Cupressus lusitanica), uma árvore com mais de 20 metros de diâmetro, que está classificada como sendo de interesse público.
nesta localidade Misericórdia
ou neste concelho Lisboa
Outras localidades deste concelho Lisboa
Localização
Referências
- Wikipedia. «Jardim do Príncipe Real»