Com a Igreja da Misericórdia e a Antiga Cadeia, a Igreja Matriz completa os três elementos situados na parte antiga do Sardoal. Templo que tem a sua origem no século XIV, só subsiste desta época a estrutura externa, uma vez que, nos séculos posteriores, o templo foi objeto de intervenções.

Exterior da Igreja

Igreja Matriz
Igreja Matriz
Igreja Matriz, frontal e lateral

Portas e pormenores

Igreja Matriz
Porta Frontal
Igreja Matriz
Porta Lateral Direita
Igreja Matriz
Capitel Masculino
Coroado
Igreja Matriz
Capitel Feminino
em Oração

Descrição

Igreja Matriz
Rosácea

Conhecida também como Igreja de São Mateus e São Tiago, tendo estes como orago, a Matriz de Sardoal desenvolve-se longitudinalmente, de planta retangular formada por nave e capela-mor.

Adossada a esta e no lado esquerdo, a torre sineira, com uma edificação posterior relacionada ao século XVI, apresenta-se com uma planta quadrada possuindo em todos os lados uma sineira, com um remate em coruchéu.

Na fachada triangular destaca-se o rasgo do portal principal em arco quebrado, ladeado por colunas cujos capitéis mostram a representação de dois rostos, sendo um deles um masculino coroado e o outro feminino em postura de oração. Esta é encimada por uma rosácea flamejante que ilumina o interior da Igreja.

Classificação

O templo e todo o recheio estão classificados como Imóvel de Interesse Público.

Localização

A Igreja Matriz do Sardoal situa-se no cimo do monte, quase no limite oriental da vila. Do átrio obtém-se uma excelente vista sobre a vila e toda a região em redor.

Coordenadas GPS: N 39 32.011' W 008 09.619'  (39.53352, -8.16032)
Sardoal, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes