Capela Santo Cristo das Chagas e S. Bartolomeu
Capela Santo Cristo das Chagas e S. Bartolomeu

O nome completo desta é Capela do Santo Cristo das Chagas, também conhecida como Capela de São Bartolomeu. Está situada num pequeno largo no qual existe um cruzeiro que possivelmente pertence à mesma época, pois a linguagem é a mesma, ambos numa das partes extremas da freguesia.

A sua construção corresponde ao ano de 1776, segundo uma inscrição que se encontra na cartela sobre o portal. Com uma fachada elegante, está delimitada por pilastras nos cunhais encimadas por pináculos, sendo o portal o seu expoente máximo, motivo de interesse. Tem a abertura de uma porta de arco abatido, com uma moldura de cantaria em aletas na base, possuindo um frontão contracurvado no remate. O portal está ladeado por dois óculos em forma de elipse, de cercadura simples e uma concha no remate superior.

O interior é formado por nave e capela-mor retangulares, separadas por um arco de volta perfeita. O púlpito é em balaustrada de pau preto, e o retábulo é em talha policroma, conjugando uma estrutura joanina com ornamentação Rocaille.

A classificação desta capela é de 2006, como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 33.768' W 006 26.292'  (41.56280, -6.43820)

Temas / Tags

Caçarelhos, publicado em por