



Entretanto acredita-se que tenha existido um templo anterior a este, uma vez que, neste período histórico, o culto a Santa Eulália na Península era dos mais antigos por se relacionar com passagens da Liturgia Hispânica.
Descrição


Seguindo o panorama dos templos religiosos das zonas rurais e pobres, a Igreja de Santa Eulália é de estrutura simples e retangular. É composta de uma justaposição da nave com a capela-mor, sendo esta mais baixa e de menor largura que a nave.
Conflui numa mistura do românico e do gótico, com tendências para o românico demonstrado através da sua arquitetura de dimensões pequenas, modestas e rudes, destituída de quaisquer rasgos e decorações. Contudo, o portal é tendenciosamente gótico.
O portal, igualmente simples, em arco quebrado e de uma única arquivolta, é sobrepujado de um friso decorado por bolas. É um elemento predominantemente gótico na decoração nortenha evidenciada no granito desta igreja tal como em outros templos mendicantes da região.
Graças aos fracos recursos da campanhas reformuladoras que o templo sofreu, a sua configuração externa não sofreu verdadeiras alterações, unicamente tendo sido acrescentados os pináculos nas extremidades da empena.
Classificação
Está classificada como Imóvel de Interesse Público
nesta localidade Tenões
ou neste concelho Braga
Outras localidades deste concelho Braga
Localização
Referências
- Direção-Geral do Património Cultural. «Igreja de Santa Eulália, paroquial de Tenões»