Este Castro do Monte da Consolação está situado num ponto estratégico, o que significa que este monte começou a ser ocupado desde o tempo Pré-Histórico, nomeadamente da Idade do Bronze.

Descrição

Castro de Nossa Senhora da Consolação
Castro de Nossa Senhora da Consolação

Este, como todos os castros existentes em Portugal, foi muito tarde reconhecido como monumento importante na história do País. Como tal, verifica-se que a maioria deles estão total ou parcialmente destruídos, sendo apenas reconhecidos por vestígios de artigos comuns na vida quotidiana desses povos.

É o caso deste Castro do Monte da Consolação que está situado num ponto estratégico, o que significa que este monte começou a ser ocupado desde o tempo Pré-Histórico, nomeadamente da Idade do Bronze. Seguiram-se povos como os romanos, os mouros, as milícias internas e até mesmo os franceses.

É de referir que um local como este, de tão importante que foi, não fazia sentido nenhum evocá-lo sem qualquer amostra da vivência pré-histórica. Por isso podemos observar uma tentativa, talvez da Freguesia ou até mesmo do Museu de Arqueologia de Braga, de uma pequena reconstrução de algumas habitações do que poderiam ser na altura.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 32.985' W 008 23.152'  (41.54975, -8.38587)

Temas / Tags

Nogueiró, publicado em por