Capela de Nossa Senhora de Guadalupe
Situada numa pequena elevação, no monte de Santa Margarida, gozando de uma localização privilegiada, esta capela foi construída no início do século XVIII com o apoio monetário do então Arcebispo D. Rodrigo Moura Teles.
Temas / Tags
Capela de Nossa Senhora de Guadalupe
Escadaria de entrada
Capela de Nossa Senhora de Guadalupe
Jardim envolvente

A anterior capela ali existente tinha como invocação a Santa com o mesmo nome. Contudo, no início do século XVIII e com o apoio monetário do então Arcebispo D. Rodrigo Moura Teles, a capela de Santa Margarida acabou por ser demolida para a construção de uma outra.

No mesmo local edificou-se então uma nova capela sob a inovação de Nossa Senhora de Guadalupe, pois a Confraria com o mesmo nome era a mandatária desta edificação.

Descrição

Assim a nova capela, datada de 1725, desenvolve-se numa planimetria e volumetria surpreendente, em que a planta é centralizada e contornada por semicírculos.

A fachada semicircular é composta por três arcos de volta perfeita interligados por três pedras. O arco central é encimado por um nicho com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe ladeado por volutas e rematado por um frontão triangular. Nas laterais apresenta uma janela de moldura reta em cada lado.

Classificação

Muito recentemente ficou classificada como Imóvel de Interesse Público.

Veja Também

  • Veja outros pontos de interesse
  • Outras localidades deste concelho Braga

Localização

Coordenadas GPS: N 41 33.205' W 008 25.094'  (41.55342, -8.41823)
Braga, publicado em por