Capela de São Gonçalo
Capela de São Gonçalo, também conhecida como Capela de São Gonçalinho, como o nome indica é uma homenagem ao beato pela crença dos pescadores na sua proteção, e que assim se tornou padroeiro da cidade.
Temas / Tags
Capela de São Gonçalo

A porta lateral está encimada por azulejos com indicação da vida de São Gonçalo.

A sua planta, como de outras capelas, teve o seu auge depois do ano 1640 em obras que estiveram relacionadas com a Rainha D. Luísa de Gusmão, sendo este estilo da sua preferência.

Crê-se que em 1712 a mesma estaria a ser construída, pois foi o ano em que o arquiteto faleceu, tendo as obras sido prolongadas até 1714, data que foi esculpida no portal principal.

A planta é constituída por dois hexágonos, sendo o maior referente ao templo e o de dimensões mais pequenas à sacristia anexa. O conjunto desenvolve-se em volumes diferenciados, destacando-se a cobertura em lanternim, que respeita a planimetria da nave. Os alçados caraterizam-se por linhas mais simples, com pilastras a marcar os cunhais e o entablamento superior em todo perímetro da capela.

Do conjunto destaca-se o alçado principal em pedra de ançã rematado por um campanário central. O portal é ladeado por pilastras duplas e encimado por entablamento toscano, igualmente duplo. Por cima rasga-se um nicho ladeado por aletas, cuja traça se assemelha à do portal.

Interior

No seu interior as arcarias de ordem toscana servem de suporte aos altares laterais e ao altar-mor apresentando, nos restantes lados hexagonais, janelões de iluminação.

Os retábulos dos referidos altares são de obra modesta, mas de talha dourada da primeira metade do séc. XVIII. A sacristia é revestida de azulejos azuis e brancos, bem como a cúpula que apresenta azulejos polícromos, muitos deles caiados.

Classificação

Deve referir que este templo está classificado como Monumento de Interesse Público.

Veja Também

  • Outras localidades deste concelho Aveiro

Localização

Coordenadas GPS: N 40 38.595' W 008 39.312'  (40.64325, -8.65520)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Casa da Arte Nova (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 172 m S)
A Arte Nova não deixa de ser mais um tipo de estilo, marcado por um período, e que neste caso foi o início do século XX, mais precisamente entre os anos de 1905/1920.

Igreja Nossa Senhora da Apresentação (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 174 m E)
Construída sobre uma capela dedicada a S. Gonçalo, teve duas partes distintas, em que a sua construção pertenceu à primeira parte do século XVIII.

Obelisco à Liberdade (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 202 m SE)
Este obelisco foi inaugurado em 26 de dezembro de 1909 para comemorar o primeiro centenário do nascimento de José Estêvão.

Capela de São Bartolomeu (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 233 m E)
Construída no século XVI, é uma pequena capela circular. Esta capela abre no dia de São Bartolomeu, em 24 de agosto.

Praça General Humberto Delgado (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 255 m SE)
Praça central da cidade de Aveiro, tendo como pontos especiais de interesse a ria e os moliceiros, a antiga Capitania do Porto de Aveiro.

Antiga Capitania do Porto de Aveiro (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 289 m SE)
O edifício da Antiga Capitania do Porto de Aveiro, ou Casa dos Arcos, foi inicialmente construído como moinho de maré, sendo depois convertido para apoio da fábrica de porcelana.

José Estevão Coelho de Magalhães (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 312 m S)
Chama-se José Estêvão Coelho de Magalhães, o verdadeiro herói da cidade de Aveiro, ou pelo menos têm nesta figura o seu orgulho que se destacou numa certa época da história de Portugal.

Igreja da Misericórdia (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 329 m SE)
O projeto inicial desta igreja teve início em 1585, pelas mãos do arquitecto Filipo Terzio, mas só foi concluído em 1653.

Câmara Municipal de Aveiro (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 340 m S)
O edifício da Câmara foi construído em 1797, em moldes de uma Pombalina tardia. No final de segunda década do século XX este edifício sofreu adaptações a nível interno.

Capela de Nossa Senhora das Febres (Aveiro, Aveiro)

(Distância: 470 m NE)
A Capela da Nossa Senhora das Febres, antiga Capela de São Roque, pode ter sido edificada no final do século XVI.

gif