Situado numa pequena elevação da imensa planície Alentejana uma vez que, neste local, com a existência de água e de campos férteis, era necessário que fosse muralhada dado a proximidade da fronteira Espanhola.
Tem sete torres ao redor e a Torre de Menagem ao centro, havendo vestígios desse tempo em que as inscrições estão nos arcos ogivais que abrem os fortes muros da cerca da qual uma delas, a Porta Legal aberta para o adro da Igreja, imortalizou o construtor mouro.
Esta porta, crê-se a mais monumental desta fortificação, é constituída por um arco gótico com corredor flanqueada por dois torreões quadrangulares ligados por cortina e encimados por ameias de remate piramidal.
Foi declarado Monumento Nacional
Este ponto está situado na localidade Alandroal, na freguesia Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto).
(Distância: 38 m E)
Esta fonte situa-se na praça central da vila. Aproveitando de a zona ser rica em mármores, esta fonte barroca é dos séculos XVII e XVIII.
(Distância: 75 m W)
Igreja de Nossa Senhora da Graça ou Matriz de Alandroal, igualmente mandada construir no séc. XIII, mas que o tempo transformou com sucessivas remodelações.
(Distância: 142 m W)
Igreja do século XVIII, é do estilo barroco da época Josefina. No seu interior salientam-se o retábulo em talha dourada da capela-mor.
(Distância: 143 m NE)
Crê-se que esta capela seja do século XV, sendo depois reconstruída após o terramoto de 1755. De planta longitudinal é constituída por uma nave e capela-mor.
(Distância: 233 m E)
Datada do século XVIII, esta capela é de arquitectura barroca constituída por uma nave e capela-mor.
(Distância: 2 km N)
A Igreja Paroquial de Pardais, dedicada a Santa Catarina de Alexandria, foi construída em 1904 no lugar de uma ermida dedicada à mesma santa, anterior ao século XV, e de que não há vestígios.
(Distância: 6 km NW)
Um espaço ajardinado com muitas árvores e sombras e bancos, excelente para uns momentos de descanso ou de jogos e passeio.