Esta fonte, que não passa despercebido a quem chega a Alandroal, situa-se na praça central da vila. Aproveitando de a zona ser rica em mármores, esta fonte barroca é dos séculos XVII e XVIII.
Numa terra com abundância de água,a fonte é apontada como uma obra tardia do reinado do D.Pedro II,em que a existência desta já era referênciada no ano de 1708,sendo por isso,uma existência muito anterior,remontando aos finais do séc XVII.
Esta abundância de água que alimenta a fonte,contribuiu para que ali se construísse um lago para aproveitamento deste mesmo líquido,para rega dos pomares e hortas etc...Nas duas últimas décadas do séc XVIII,deu-se a construção da atual caixa de alvenaria ,levado a cabo pela Câmara Municipal.
A fonte que se espalda com um dos muros que a circunda,é composta por uma caixa em alvenaria retângular,dividida por três paineis apilastrasdos e decoradas por grinaldas de flores.O remate é formado por um frontíspicio triangular,cujo o centro é decorado com as armas reais e remate de coroa fechada.Nas laterais,dois bustos laureados com inscrições,sobre plintos de volutas com enrolamento.
A taça é igualmente retângular e de boas proporções da qual possuí seis bicas, representadas por cabeças e leões, denominando-se por: Bica das Feiticeiras, Santo António, Namorados, Reis, São Pedro e finalmente São João.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público
Este ponto está situado na localidade Alandroal, na freguesia Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto).
(Distância: 38 m W)
Castelo Medieval do século XIII, foi fundado por D. Lourenço Afonso, Mestre da Ordem de Avis, a mando do Rei D. Dinis.
(Distância: 113 m W)
Igreja de Nossa Senhora da Graça ou Matriz de Alandroal, igualmente mandada construir no séc. XIII, mas que o tempo transformou com sucessivas remodelações.
(Distância: 124 m NE)
Crê-se que esta capela seja do século XV, sendo depois reconstruída após o terramoto de 1755. De planta longitudinal é constituída por uma nave e capela-mor.
(Distância: 175 m W)
Igreja do século XVIII, é do estilo barroco da época Josefina. No seu interior salientam-se o retábulo em talha dourada da capela-mor.
(Distância: 200 m E)
Datada do século XVIII, esta capela é de arquitectura barroca constituída por uma nave e capela-mor.
(Distância: 2 km N)
A Igreja Paroquial de Pardais, dedicada a Santa Catarina de Alexandria, foi construída em 1904 no lugar de uma ermida dedicada à mesma santa, anterior ao século XV, e de que não há vestígios.