Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre
A Capela de São Silvestre surgiu de uma tradição secular a este santo que definiu o seu local e igualmente presidiu à construção do templo. Atualmente é um santuário que atrai milhares de romeiros, com os seus animais pois é atribuída ao santo a sua proteção.

Lenda de São Silvestre

Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre

A Capela de São Silvestre surgiu de uma tradição secular a este santo, em virtude do próprio São Silvestre que se posicionou no monte do alto do Castro de Roques. Este atirou a sua vara e onde ela caísse edificaria uma capela em sua honra. Caiu no monte chamado de São Silvestre.

Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre

Igualmente a edificação se deve ao próprio São Silvestre que, segundo a tradição, presidiu à construção do templo. A construção terminada e a fé das pessoas acabaram por tornar o espaço num verdadeiro centro de devoção que atrai milhares de romeiros, com os seus animais pois é atribuída ao santo a sua proteção. Atualmente está transformado num Santuário.

Descrição

Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre
Capela de São Silvestre

A desenvolver na longitudinal com a fachada principal orientada a poente, possui uma planta retangular formada por nave e capela-mor mais estreita e pequena. Adossada na fachada norte, a sacristia retangular.

A fachada é em frontão triangular, possuindo no centro um nicho com a imagem de São Silvestre. Os restantes rasgos são feitos pelo portal em arco abatido encimado por uma cimalha, que liga à janela. O portal é ladeada por duas janelas retangulares.

Localização

Este ponto está situado na localidade Cardielos e Serreleis (Freguesia), na freguesia Cardielos e Serreleis.

Coordenadas GPS: N 41 43.242' W 008 44.822'  (41.72070, -8.74703)
 
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Miradouro de São Silvestre

Miradouro de São Silvestre - Visitar Portugal

(Distância: 146 m E)

Igreja Paroquial de Cardielos

Igreja Paroquial de Cardielos - Visitar Portugal

(Distância: 933 m SE)
Segundo as Inquirições em 1258 das listas das igrejas situadas nos territórios Entre o Lima e o Minho, a de Santiago Maior de Cardielos é indicada como pertencente ao Bispado de Tui. Em 1977 começa a fazer parte da Comarca de Viana do Castelo.

Coreto de Serreleis

Coreto de Serreleis - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
Um coreto, situado junto da Igreja Matriz, que é o local tradicional para convívios, festas e espetáculos. Tem uma construção em cimento que apresenta uma planta hexagonal. É formado por uma base para o palco, em que se elevam seis colunas para a base da cobertura.

Igreja Paroquial de Serreleis

Igreja Paroquial de Serreleis - Visitar Portugal

(Distância: 1 km S)
A Igreja Paroquial, dedicada a São Pedro, teve a sua construção na segunda metade do século XVIII. Destaca-se a fachada com a porta ladeada por pilastras e sobreposta de um frontão com volutas ladeadas por dois nichos lateralmente e um óculo oval que recorta parcialmente o tímpano.

Junta da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis

Junta da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SE)
A história de Cardielos atinge o período Pré-histórico com algumas das suas habitações castrejas em ruínas com o exemplo no Monte de São Silvestre. A região de Serreleis teve os seus primeiros habitantes nos milénios anteriores à Era de Cristo, com o desenvolvimento da cultura castreja.

Igreja Românica de São Cláudio

Igreja Românica de São Cláudio - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Esta igreja românica é o que resta de um conjunto conventual do mosteiro masculino de São Cláudio, sendo esta a primeira construção de São Martinho de Dume, realizada no século VI e com obras de reconstrução no século XII e de melhoramentos no século seguinte. É monumento nacional desde 1910.

Junta da União das Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda

Junta da União das Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
A Freguesia de Nogueira em tempos remotos era uma lugar de passagem, com predominância de nogueiras, e daí o seu nome. A sua antiguidade provém da Pré-história, que os vestígios assim conferem, como gravuras rupestres, fortificações de épocas castrejas, da época romana e por fim da Idade Média, com um castelo que ali foi edificado.

Cruzeiro Paroquial de Nogueira

Cruzeiro Paroquial de Nogueira - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Um cruzeiro barroco do século XVIII, é constituído por um pedestal de três degraus paralelepipédicos, em que assenta um soco quadrado trabalhado nas quatro faces. Ali se eleva o fuste que termina com Cristo Crucificado. Na base três figuras observam o Crucifixo.

Igreja Paroquial de Nogueira

Igreja Paroquial de Nogueira - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Esta igreja de São João é uma edificação dos finais do século XVIII, que entra para a Diocese de Viana do Castelo no ano de 1977. Num nível bastante abaixo no nível da estrada, com acesso por uma rampa, destaca-se a torre sineira num plano recuado e os dois nichos a ladear a porta principal.

Capela de Nossa Senhora da Conceição da Rocha

Capela de Nossa Senhora da Conceição da Rocha - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
Esta capela provavelmente é uma construção do século XVIII. Situada à face da Estrada Nacional e a poucas dezenas de metros da Igreja Paroquial, destaca-se a fachada que contém, ao centro no piso superior, um nicho fechado por um vidro com a imagem da Senhora da Conceição, ladeado por aletas e encimado por um frontão triangular.

gif