Igreja Paroquial de Serreleis
Igreja Paroquial de Serreleis
A Igreja Paroquial, dedicada a São Pedro, teve a sua construção na segunda metade do século XVIII. Destaca-se a fachada com a porta ladeada por pilastras e sobreposta de um frontão com volutas ladeadas por dois nichos lateralmente e um óculo oval que recorta parcialmente o tímpano.

História

Igreja de São Pedro

A Igreja Paroquial, conhecida igualmente por um dos santos mais populares como é São Pedro, teve a sua construção na segunda metade do século XVIII.

Contudo, e segundo as informações documentais mais conhecidas no período medieval, como são as Inquirições Paroquiais relativas ao ano de 1258 da lista das igrejas situadas no território a norte do rio Lima, esta Igreja é citada como uma das pertencentes ao Bispado de Tui, então com o nome de São Pedro de Serreleis.

Na primeira metade do século XV, o rei D. João I consegue perante o Papa de então o desmembramento do território do Bispado de Tui, iniciando então uma troca de comarcas, com a primeira a ser de Ceuta, seguindo-se para a de Olivença e finalmente para a de Valença do Minho. Esta última foi aprovada em permuta pelo Papa Leão X.

Em 1546, no registo de avaliação dos benefícios eclesiásticos da Comarca de Valença do Minho, a Igreja de São Pedro de Serreleis figurava como anexa ao Mosteiro de São Cláudio. Nos finais deste mesmo século, no Censual do Frei Baltasar Limpo, São Pedro de Serreleis era da apresentação do Mosteiro São Salvador da Torre. Começou a pertencer à Diocese de Viana do Castelo desde 1977.

Descrição

Igreja de São Pedro
Igreja de São Pedro

Apresenta uma planta retangular formada por nave e capela-mor mais pequena e estreita. Adossada a esta, na fachada esquerda, dois anexos, a torre sineira num plano recuado em relação à fachada frontal e a sacristia.

A fachada principal é em frontão triangular entre cornijas delimitada por pilastras nos cunhais. O portal é rasgado em moldura reta e ladeado por pilastras e um frontão com volutas. Sobre este dispõe-se dois nichos lateralmente e um óculo oval, que recorta parcialmente o tímpano do frontão da fachada, com a cornija inferior a contorná-la.

Localização

Este ponto está situado na localidade Serreleis, na freguesia Cardielos e Serreleis.

Coordenadas GPS: N 41 42.539' W 008 45.181'  (41.70898, -8.75302)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Coreto de Serreleis

Coreto de Serreleis - Visitar Portugal

(Distância: 20 m NW)
Um coreto, situado junto da Igreja Matriz, que é o local tradicional para convívios, festas e espetáculos. Tem uma construção em cimento que apresenta uma planta hexagonal. É formado por uma base para o palco, em que se elevam seis colunas para a base da cobertura.

Igreja Paroquial de Cardielos

Igreja Paroquial de Cardielos - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
Segundo as Inquirições em 1258 das listas das igrejas situadas nos territórios Entre o Lima e o Minho, a de Santiago Maior de Cardielos é indicada como pertencente ao Bispado de Tui. Em 1977 começa a fazer parte da Comarca de Viana do Castelo.

Capela de São Silvestre

Capela de São Silvestre - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)
A Capela de São Silvestre surgiu de uma tradição secular a este santo que definiu o seu local e igualmente presidiu à construção do templo. Atualmente é um santuário que atrai milhares de romeiros, com os seus animais pois é atribuída ao santo a sua proteção.

Miradouro de São Silvestre

Miradouro de São Silvestre - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)

Junta da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis

Junta da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis - Visitar Portugal

(Distância: 2 km E)
A história de Cardielos atinge o período Pré-histórico com algumas das suas habitações castrejas em ruínas com o exemplo no Monte de São Silvestre. A região de Serreleis teve os seus primeiros habitantes nos milénios anteriores à Era de Cristo, com o desenvolvimento da cultura castreja.

Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo

Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Uma freguesia que se situa no lado direito do rio Lima, há notícia que este território já constava no ano de 1136, em que se denominava de Portuzelu. No início do século XVIII a freguesia era uma reitoria de apresentação da Mitra e comenda da Ordem de Cristo, tendo por isso pertencido ao padroado real.

Igreja de Santa Marta

Igreja de Santa Marta - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
A edificação desta igreja ocorreu em 1880, sendo inaugurada três anos depois. Sendo do século XVIII, situa a Igreja de Santa Marta para o estilo neoclássico. Destaca-se a torre sineira e a fachada aberta pela porta encimada por uma janela e esta por friso e tímpano.

Cruzeiro de Santa Marta do Portuzelo

Cruzeiro de Santa Marta do Portuzelo - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Está situado junto à estrada nacional, no início de uma avenida com acesso ao interior da freguesia. Cruzeiro do século XVIII, todo em granito e pertencente a uma arquitetura religiosa barroca, de grande riqueza decorativa.

Capela de São Simão

Capela de São Simão - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SW)
A capela de São Simão renasceu da antiga Igreja Matriz que tinha por invocação o mesmo nome da localidade. Por assoreamento do rio Lima a população transferiu-se para a parte mais alta da freguesia, acabando por a igreja ficar isolada e em ruína. Com os seus escombros foi construída a capela atual, com o mesmo nome.

Veiga de São Simão

Veiga de São Simão - Visitar Portugal

(Distância: 3 km SW)
A Veiga de São Simão é provocada pelas águas do rio Lima, aquando das cheias que entram por terra dentro. A Veiga é uma zona húmida na margem esquerda do estuário do rio Lima, local de refúgio e alimentação de várias aves limícolas e aquáticas, a mais importante e relevante zona húmida do Concelho de Viana do Castelo.

gif