Ponte D. Luís
Ponte D. Luís
A Ponte D. Luís I surgiu para substituir a Ponte Pênsil, que também tinha sido construída em substituição da Ponte das Barcas, sendo que o projeto final tinha a obrigatoriedade de ter dois tabuleiros que servissem os dois lados.
Ponte Dom Luís

Com a era industrial a revolucionar a segunda metade do século XVIII e início do XIX, com o ferro fundido e o aço laminado começaram a surgir estruturas capazes de ultrapassar as dificuldades impostas pela geografia do terreno, possibilitando assim a edificação de pontes essenciais na expansão do caminho de ferro.

Estes novos tempos do ferro acabariam por enquadrar no conceito generalizado como "Arquitetura de Ferro", aproveitado pela nova burguesia que lhe dera vida e sentido, bem como a própria sociabilidade de raízes liberais. Foi a Inglaterra a presenciar as primeiras experiências neste campo de engenharia, mas foi uma ponte construída em Bordéus, França, por Gustave Eiffel que lançou o modelo pelo resto da Europa, inclusivamente em Portugal.

Ponte D. Luís

É nesta onda que Portugal lançou a primeira ponte metálica e conhecida como "Ponte Pensil", na cidade do Porto, que atravessa o rio Douro. Deveu-se à grande afluência comercial que caraterizava a urbe, como a comunidade de origem britânica que ai residia desde longa data.

A Ponte D. Luís I surgiu no âmbito da substituição da Ponte Pênsil, que também tinha sido construída em substituição da Ponte das Barcas, sendo que o projeto final tinha a obrigatoriedade de ter dois tabuleiros que servissem os dois lados. O tabuleiro inferior ligava as partes ribeirinhas do Porto e Vila Nova de Gaia e o superior as mesmas cidades. A responsabilidade ficou a cargo do engenheiro francês Théophile Seyrig, que começou com a dita obra em 1881, tendo sido inaugurada em 1886.

A ponte apresenta-se de consideráveis proporções, formada por um arco central de rótula, biarticulado, com um vão de 180 metros, com um tabuleiro superior de 391,25 metros de extensão e um inferior de 174 metros, ambos com 5 metros de largura.

Classificação

É dos poucos monumentos que está classificado em duas vertentes, primeiro desde 1982 como Imóvel de Interesse Público. Em 2001 foi abrangido pelo conjunto Zona Histórica do Porto e Mosteiro da Serra do Pilar na lista do Património Mundial da Unesco, como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Santa Marinha, na freguesia Santa Marinha e São Pedro da Afurada.

Coordenadas GPS: N 41 08.343' W 008 36.549'  (41.13905, -8.60915)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Mosteiro da Serra do Pilar

Mosteiro da Serra do Pilar - Visitar Portugal

(Distância: 127 m SE)
A construção deste mosteiro apresenta uma planta composta pela igreja de planta circular, a capela-mor de planta retangular e o claustro também de planta circular, dispostos sequencialmente.

Pilares da Ponte Pênsil

Pilares da Ponte Pênsil - Visitar Portugal

(Distância: 190 m N)
Os dois Pilares da Ponte Pênsil, ou D. Maria II, são o que resta de uma ponte que ligava as duas margens do rio Douro entre o Porto e Vila Nova de Gaia.

Ponte de D. Luís

Ponte de D. Luís - Visitar Portugal

(Distância: 190 m N)
A Ponte D. Luís é uma das 7 pontes que ligam as duas margens do Rio Douro, tendo sido feita entre 1881-87, com dois tabuleiros e em estrutura metálica.

Alminhas da Ponte

Alminhas da Ponte - Visitar Portugal

(Distância: 240 m NW)
Como o nome indica, estas Alminhas estão situadas perto da ponte D. Luís I, com o sentido de homenagem às pessoas mortas durante as Invasões Francesas.

Capela de Nossa Senhora da Piedade

Capela de Nossa Senhora da Piedade - Visitar Portugal

(Distância: 261 m SW)
Capela situada à frente do rio Douro na Av. Diogo Leite há quase duzentos e cinquenta anos, as memórias paroquiais que dão conta do registo indicam para o período anterior a 1758, faltando no entanto um historial concreto.

Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio

Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio - Visitar Portugal

(Distância: 266 m N)
Um edifício da segunda metade do século XVIII, segue uma arquitectura barroca de planta retangular, constituído por uma nave e capela-mor.

Recolhimento de Ferro

Recolhimento de Ferro - Visitar Portugal

(Distância: 283 m N)
Este Recolhimento de Ferro está anexado à igreja, e por isso era ocupado por meninos do coro da catedral, mas quando estes abandonaram o edifício foi novamente ocupado por mulheres sem possibilidades e viúvas pobres.

Muralhas Fernandinas

Muralhas Fernandinas - Visitar Portugal

(Distância: 299 m N)
A construção das Muralhas deveu-se ao facto de, no séc. XIV, o Porto ter uma grande expansão urbana.

Capela do Senhor de Além

Capela do Senhor de Além - Visitar Portugal

(Distância: 299 m E)
Tendo sido achada uma imagem do Senhor Crucificado em 1140, o Bispo do Porto de então, D. Pedro Rabaldio, mandou edificar uma ermida no lugar onde atualmente é a Capela do Senhor de Além, para albergar essa imagem.

Praça da Ribeira

Praça da Ribeira - Visitar Portugal

(Distância: 364 m NW)
Situada no centro histórico do Porto, uma das praças mais antigas, tornou-se num verdadeiro ex-libris urbanístico, comercial, paisagístico, reunindo assim todas as condições para tornar o espaço especial.

gif