
O Castro do Monte Padrão ou Monte Córdoba corresponde a um povoado fortificado edificado no século IX a.C. Foi ocupado por duas épocas diferentes, correspondendo à Antiguidade e à Idade Média.
Início da Ocupação
O Castro do Monte Padrão ou Monte Córdoba corresponde a um povoado fortificado edificado no século IX a.C. Foi ocupado por duas épocas diferentes, correspondendo à Antiguidade e à Idade Média.
O local é mais conhecido como Monte Córdoba, localizando-se sobranceiro ao Rio Sanguinhedo, constituindo um dos raros castros a serem utilizados por vários povoados.
Idade do Ferro e Seguintes
Teve início num povoado da Idade de Ferro, identificado pelas construções circulares, seguidos da romanização, com as construções quadradas e retangulares. Finalmente abrangeu a época medieval com a sua simbologia na construção da Igreja de São Salvador, anterior ao século IX.


Sinais Mais Antigos

Muralha
Da estrutura defensiva só se conhece parte da primitiva muralha e um pequeno segmento de um pano de reforço transversal localizado a sul. É composta por um muro simples de apenas uma face em alvenaria de granito.
Da primeira construção do templo religioso só é identificável o cunhal da face sudoeste do edifício que se terá extinto no final do século XVI, e com uma segunda a perder-se na data da sua fundação, mas com a sua trasladação a ocorrer no século XVII.




É na Idade do Ferro que o Castro do Padrão regista o seu maior apogeu, possuindo duas fases distintas construtivas e estruturais localizadas no interior do recinto formado pela primeira muralha.
De uma primeira fase de ocupação foram localizadas construções circulares no extremo norte, junto à muralha, tal como estruturas circulares na delimitação do núcleo habitacional.
Romanização


A ocupação romana neste castro, que se situa a norte com as suas habitações retangulares, obedeceu a planta à antiga tradição itálica, localizado no pátio central e iluminado por uma abertura no telhado ao redor da qual se distribuem os aposentos.
Classificação
Este povoado fortificado está classificado como Monumento Nacional desde 1910, como Castro do Monte Córdoba, passando a chamar-se, desde 1951, Castro do Monte Padrão.
nesta localidade Monte Córdova
ou neste concelho Santo Tirso
Outras localidades deste concelho Santo Tirso