Sendo no início em estilo maneirista, foi totalmente reconstruída após a destruição pelo terramoto de 1755.
A igreja é composta por dois corpos retangulares, a nave única e a capela-mor. A fachada inclui o portal de moldura retangular encimado por uma janela também em moldura retangular. O conjunto é sobreposto pelo frontão em volutas.
A nave é coberta por caixotões de madeira, enquanto a capela-mor é em abóbada de canhão decorada com relevos em estuque pintado. Separa-os o arco triunfal que assenta em pilastras com capitéis.
Salienta-se o retábulo rocaille, em talha dourada e policromada, na capela-mor, encimada pelo escudo da vila. Ao centro mostra a imagem do padroeiro, do século XVIII.
No lado de fora da capela, e junto à capela-mor, foi construída uma fonte encimada por uma lápide com o brasão de armas de D. Sebastião.
Entre as décadas de 1970 e 1990 esta capela foi utilizada como capela mortuária, tendo em 1997 diversas obras de adaptação e restauro para se adaptar o espaço a museu.
Desde julho de 2001 é o Núcleo Museulógico de Arte Sacra e contém a exposição "Vila Franca de Xira – Formas de Devoção", com diversos artigos de devoção e de arqueologia.
Está classificada como Imóvel de Interesse Municipal desde 1993.
Este ponto está situado na localidade Vila Franca de Xira, na freguesia Vila Franca de Xira.
(Distância: 357 m SW)
Igreja fundada no séc. XVI, contém no seu interior obras de arte sacra, como por exemplo um painel de azulejos que representa as Obras da Misericórdia.
(Distância: 401 m S)
Vila Franca de Xira recebeu foral em 1212, renovado por D. Manuel I em 1510. É deste tempo o pelourinho em estilo manuelino. É Monumento Nacional.
(Distância: 414 m S)
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira - Praça Afonso de Albuquerque 2, 2600-052 Vila Franca de Xira
(Distância: 458 m SW)
O Chafariz do Alegrete, do século XVIII, está classificado como património protegido. A sua localização original era na Rua do Alegrete, atualmente com o nome de Rua Luís de Camões, e daí o seu nome.
(Distância: 481 m S)
Construído em meados do século XVIII para a Sé Patriarcal de Lisboa, salienta-se o portal encimado pelo frontão triangular com as armas patriarcais.
(Distância: 482 m S)
(Distância: 1 km W)
A Fonte de Santa Sofia data do século XVII, estando situada num local estratégico numa encruzilhada de caminhos de locais importantes nos arredores e Vila Franca de Xira.
(Distância: 1 km N)
Um pelourinho de estilo manuelino, foi construído em frente da Casa da Câmara onde confluiam a estrada real e a rua para a Igreja Matriz.
(Distância: 1 km N)
A antiga Real Fábrica de Atanados da Vila de Povos, ou Quinta da Fábrica, foi criada no tempo do rei D. João V, no século XVIII.
(Distância: 1 km N)
Neste local existem necrópoles medievais, um santuário com a capela, dos séculos XVI a XVII, dedicada ao Senhor da Boa Morte e ruínas de um solar dos séculos XVI a XVIII.