A água jorra da boca de um peixe esculpida num bloco de pedra de mármore lavrada e, igualmente de mármore, o pequeno tanque para onde a água cai, sendo a água proveniente do Chafariz dos Canos.
Este ponto está situado na localidade Torres Vedras, na freguesia Santa Maria, São Pedro e Matacães.
(Distância: 12 m W)
A primeira referência a este edifício surgiu em 1337. Entrou em fases de restauro em três momentos como nos de 1597, 1634 e 1776, sendo neste último ano o de viragem para o edifício moderno com que atualmente se apresenta.
(Distância: 65 m E)
A Igreja de São Pedro foi edificada na segunda metade do séc. XVI no mesmo local do outro templo da Idade Média com a mesma invocação.
(Distância: 121 m E)
Este é o elemento fundamental para a existência do Aqueduto das Águas, tornou-se no ex-libris da cidade e, segundo os entendidos, é o mais monumental chafariz gótico nacional que chegou até agora.
(Distância: 121 m E)
Situado mesmo em frente ao Chafariz dos Canos, este pequeno pano da muralha medieval ficou a descoberto quando se fazia as fundações para um prédio.
(Distância: 130 m W)
Está situada na zona histórica, muito perto do castelo, na esquina da antiga Rua dos Mercadores. Pertencia ao final do século XIII.
(Distância: 151 m SW)
A Igreja de Santiago é proveniente da época da Idade Média, sendo a atual resultante de uma reconstrução quinhentista, continuando posteriormente a sofrer obras de remodelação.
(Distância: 154 m S)
Situada no centro histórico da cidade, a Igreja da Misericórdia é considerada a mais bela e valiosa das igrejas da cidade. Incorpora o conjunto de edifícios da Misericórdia, como o Hospital e a sede da instituição.
(Distância: 184 m NW)
Após 1149, ano em que D. Afonso Henriques tomou esta povoação, este doou a povoação a D. Fuas Roupinho, e este fez uma primeira construção ou reformulação da fortaleza. A que chegou até aos nossos dias é atribuída a D. Dinis.
(Distância: 204 m NW)
Na sala do torreão do Palácio dos Alcaides foi aberto em 11 de novembro de 2013 um Centro de Interpretação do Castelo com uma exposição sobre a história do castelo e da cidade.
(Distância: 206 m NW)
É considerada como um dos mais importantes templos da região de Lisboa e igualmente um dos que simbolizam a progressão e organização dos territórios conquistados após 1147.