Ao contrário da maior parte dos aquedutos que foram edificados para abastecer água aos mosteiros, este foi edificado para abastecer a cidade através do Chafariz dos Canos.
A inexistência da data de construção primitiva é um facto, sendo atribuída à segunda metade do século XVI quando D. Sebastião concedeu licença para que o aqueduto fosse prolongado, coincidindo com o restauro da Fonte dos Canos em 1561.
Estendendo-se por mais de dois quilómetros, tem o seu início à saída de Torres Vedras, atravessando o Rio Sizandro.
O aqueduto apresenta uma estrutura de grandes dimensões e, quando à superfície, apresenta-se em dois registos em arcos de volta perfeita sobrepostos. A arcada superior é de menores dimensões, dispondo-se simetricamente sobre os arcos inferiores.
Este Monumento está classificado como Nacional, desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Torres Vedras, na freguesia Santa Maria, São Pedro e Matacães.
(Distância: 510 m W)
Câmara Municipal de Torres Vedras - Avenida 5 de outubro, 2560-270 Torres Vedras
(Distância: 608 m W)
Este é o elemento fundamental para a existência do Aqueduto das Águas, tornou-se no ex-libris da cidade e, segundo os entendidos, é o mais monumental chafariz gótico nacional que chegou até agora.
(Distância: 608 m W)
Situado mesmo em frente ao Chafariz dos Canos, este pequeno pano da muralha medieval ficou a descoberto quando se fazia as fundações para um prédio.
(Distância: 659 m W)
A Igreja de São Pedro foi edificada na segunda metade do séc. XVI no mesmo local do outro templo da Idade Média com a mesma invocação.
(Distância: 706 m W)
Situada no centro histórico da cidade, a Igreja da Misericórdia é considerada a mais bela e valiosa das igrejas da cidade. Incorpora o conjunto de edifícios da Misericórdia, como o Hospital e a sede da instituição.
(Distância: 722 m SW)
Dedicado a Nossa Senhora da Graça, o Convento dos Agostinhos foi fundado no século XVI no espaço onde anteriormente estava erguida a Ermida da Gafaria da cidade.
(Distância: 724 m W)
Este chafariz, situado na Praça do Município, foi edificado no ano de 1776 estando numa posição um tanto peculiar, numa frontaria de um andar com quatro janelas pequenas pombalinas, únicas do género que existiam na vila.
(Distância: 726 m W)
Este Obelisco foi erigido em 1954 em homenagem a todos os que morreram pela pátria pelas campanhas da Guerra Peninsular, em 1808-1814.
(Distância: 735 m W)
A primeira referência a este edifício surgiu em 1337. Entrou em fases de restauro em três momentos como nos de 1597, 1634 e 1776, sendo neste último ano o de viragem para o edifício moderno com que atualmente se apresenta.
(Distância: 810 m W)
A Igreja de Santiago é proveniente da época da Idade Média, sendo a atual resultante de uma reconstrução quinhentista, continuando posteriormente a sofrer obras de remodelação.