Avenida Ribeira das Naus
Avenida Ribeira das Naus
Esta avenida liga a Praça do Comércio ao Cais do Sodré. Foi o local onde se construíram muitas das naus para os descobrimentos portugueses.
Avenida Ribeira das Naus

Embora já houvesse aqui construção de navios desde muito antes, foi só com D. Manuel I, no séc. XVI, que passou a designar-se de Ribeira das Naus. Ali se situou o Arsenal da Marinha.

Em 1939 iniciou o desmantelamento da zona, do Arsenal e da construção dos navios, para se iniciar a construção da avenida marginal, já com a denominação de Avenida da Ribeira das Naus. Esta foi aberta ao público em 9 de agosto de 1948.

Trânsito Automóvel no Passado

Era anteriormente uma zona de muito trânsito automóvel, e por isso difícil para a circulação de pessoas.

Em 2013 foi transformada e reabilitada, sendo agora um grande passeio ajardinado com muito espaço para passeio a pé ou de bicicleta e descanso ao Sol e à beira-rio. Ainda há circulação automóvel por esta avenida, mas já bastante reduzido e limitado, sendo impedido nos fins-de-semana e feriados em que fica reservado exclusivamente para peões.

O Espaço Atual

Foi recriada a antiga doca e criados espaços de jardim e pedestre, tendo esplanadas e quiosques. Uma larga escadaria desce até ao rio, simulando a antiga praia que ali existiu antes do terramoto de 1755. Foi ali colocado um monumento dedicado ao pintor e escritor Almada Negreiros para comemorar os 120 anos do seu nascimento.

Localização

Este ponto está situado na localidade Santa Maria Maior, na freguesia Santa Maria Maior.

A Avenida Ribeira das Naus situa-se junto do rio Tejo entre o extremo oeste da Praça do Comércio e o extremo leste da Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré.

Coordenadas GPS: N 38 42.376' W 009 08.320'  (38.70627, -9.13867)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Pelourinho de Lisboa

Pelourinho de Lisboa - Visitar Portugal

(Distância: 202 m N)
O Pelourinho foi construído depois do terramoto de 1755, em ferro, mármore e cantaria, ao contrário da maioria dos pelourinhos, para substituir o anterior que ficou destruído com o terramoto.

Câmara Municipal de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - Visitar Portugal

(Distância: 206 m N)
O edifício dos Paços do Concelho, na Praça do Pelourinho (século XIX) ou Praça do Município, é a sede da Câmara Municipal de Lisboa.

Cais das Colunas

Cais das Colunas - Visitar Portugal

(Distância: 225 m E)
Situado no limite sul da Praça do Comércio, este Cais das Colunas era o local de embarque e desembarque de figuras importantes. Foi aqui que, em fevereiro de 1957, a Rainha Isabel II de Inglaterra desembarcou ao chegar a Lisboa pelo rio.

Praça do Comércio

Praça do Comércio - Visitar Portugal

(Distância: 227 m NE)
Praça do Comércio ou Terreiro do Paço, antigamente com a denominação de Terreiro do Paço da Ribeira. Ao centro ergue-se a estátua equestre de D. José I.

Arco Triunfal da Rua Augusta

Arco Triunfal da Rua Augusta - Visitar Portugal

(Distância: 288 m NE)
Um arco no início da rua mais importante e mais movimentada da Baixa Lisboeta, a separá-la da Praça do Comércio, foi construído no século XVIII, sendo concluído em 1873.

Museu do Chiado

Museu do Chiado - Visitar Portugal

(Distância: 333 m NW)

Relógio Público

Relógio Público - Visitar Portugal

(Distância: 383 m W)
Este relógio estava ligado ao Observatório Astronómico de Lisboa, na Tapada da Ajuda, ao qual competia enviar constantemente sinais para garantir o acerto.

Estátua do Duque da Terceira

Estátua do Duque da Terceira - Visitar Portugal

(Distância: 422 m W)
Ao centro da praça com o mesmo nome mas mais conhecida como Cais do Sodré, a estátua foi criada em 1860 e inaugurada em 1877.

Teatro Municipal de São Luiz

Teatro Municipal de São Luiz - Visitar Portugal

(Distância: 468 m NW)
O Teatro Municipal de São Luiz, uma das mais importantes salas de teatro de Lisboa, foi inaugurado em 22 de maio de 1894 com o nome de Teatro Dona Amélia, então rainha de Portugal.

Estação Fluvial do Cais do Sodré

Estação Fluvial do Cais do Sodré - Visitar Portugal

(Distância: 472 m W)
Em 1899 foi constituída a "Parceria dos Vapores Lisbonense", uma sociedade que geria os transportes de passageiros entre o Cais do Sodré e Alcântara, Belém e Pedrouços, tudo ao longo da margem do rio.

gif