Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC)

Bem próximo ao Tágide, encontra-se o Museu do Chiado. Surge da divisão do Museu Nacional de Arte Antiga que, no Palácio das Janelas Verdes, tem as obras realizadas até 1850 e no Museu Nacional de Arte Contemporânea as obras posteriores a 1850.

A localização, ainda que provisória, no Convento de S. Francisco vinha, simbólica e oportunamente, situá-lo na zona frequentada pelas tertúlias das gerações representadas no museu. Ocupava os antigos salões onde as exposições dos românticos e naturalistas haviam tido lugar, em espaços anexos ao convento.

1911

Com apenas 3 das salas do espaço atual, tinha como entrada a academia de Belas-Artes. O pintor Columbano Bordalo Pinheiro assume a direção dando continuidade à linha tradicionalista iniciada resistindo às pressões da linha da geração modernista sediada na Brasileira do Chiado.

1944

Passam a existir desde 1944 obras da geração modernista. São adquiridas e expostas importantes esculturas de Rodin, Joseph Bernard e Bourdelle. É adicionada uma sala/atelier Columbano Bordalo Pinheiro.

1945

São feitas obras da estrutura e interiores pela direção do escultor Diogo Macedo. O museu abre diariamente ao público com uma entrada independente na rua Serpa Pinto. Até 1959, o museu tinha um perfil conservador e desatualizado nada comum a outros museus na Europa.

1988

Durante o incêndio do Chiado, as obras escapam ao fogo, sendo retiradas e armazenadas em segurança.

1994

O governo francês ofereceu um projeto de renovação da autoria do arquiteto Jean-Michel Wilmotte que, com um grupo dirigido pela historiadora Raquel Henriques da Silva, reestrutura e redefine o espaço desde a reinauguração em 12 de julho de 1994.

Nos dias de hoje, convive com a Academia Nacional das Belas Artes num ambiente lisboeta onde o turismo cultural convive com alguns dos mais icónicos restaurantes de Lisboa

Localização

Este ponto está situado na localidade Santa Maria Maior, na freguesia Santa Maria Maior.

Coordenadas GPS: N 38 42.507' W 009 08.478'  (38.70845, -9.14130)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Teatro Municipal de São Luiz

Teatro Municipal de São Luiz - Visitar Portugal

(Distância: 135 m NW)
O Teatro Municipal de São Luiz, uma das mais importantes salas de teatro de Lisboa, foi inaugurado em 22 de maio de 1894 com o nome de Teatro Dona Amélia, então rainha de Portugal.

Teatro Nacional de São Carlos

Teatro Nacional de São Carlos - Visitar Portugal

(Distância: 156 m N)
Teatro Nacional de São Carlos

Pelourinho de Lisboa

Pelourinho de Lisboa - Visitar Portugal

(Distância: 187 m E)
O Pelourinho foi construído depois do terramoto de 1755, em ferro, mármore e cantaria, ao contrário da maioria dos pelourinhos, para substituir o anterior que ficou destruído com o terramoto.

Câmara Municipal de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - Visitar Portugal

(Distância: 214 m E)
O edifício dos Paços do Concelho, na Praça do Pelourinho (século XIX) ou Praça do Município, é a sede da Câmara Municipal de Lisboa.

Basílica dos Mártires

Basílica dos Mártires - Visitar Portugal

(Distância: 247 m N)
A atual Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, num projeto de Reinaldo Manuel dos Santos do século XVIII, foi construída em estilo barroco tardio e neoclássico.

Igreja de Nossa Senhora do Loreto

Igreja de Nossa Senhora do Loreto - Visitar Portugal

(Distância: 280 m NW)
A Igreja do Loreto foi mandada construir por D. João V em 1518 para acolher os italianos comerciantes em Lisboa e a pedido da comunidade italiana.

Estátua do Duque da Terceira

Estátua do Duque da Terceira - Visitar Portugal

(Distância: 290 m SW)
Ao centro da praça com o mesmo nome mas mais conhecida como Cais do Sodré, a estátua foi criada em 1860 e inaugurada em 1877.

Relógio Público

Relógio Público - Visitar Portugal

(Distância: 291 m SW)
Este relógio estava ligado ao Observatório Astronómico de Lisboa, na Tapada da Ajuda, ao qual competia enviar constantemente sinais para garantir o acerto.

Avenida Ribeira das Naus

Avenida Ribeira das Naus - Visitar Portugal

(Distância: 333 m SE)
Esta avenida liga a Praça do Comércio ao Cais do Sodré. Foi o local onde se construíram muitas das naus para os descobrimentos portugueses.

gif