Apresenta uma planta retangular de dois pisos e de grande volumetria. A fachada, com as suas influências maneiristas através dos vãos retilíneos e uniformes, compõe um portal amplo de verga reta rematado por um friso e cornija com pináculos, o que forma a sacada da janela que o sobrepuja. Possui janelas de peitoril no piso inferior, sendo as do superior em sacada com guarda de ferro.
A Quinta de São Cristóvão está inclusa no conjunto urbano do Paço do Lumiar, com a classificação de Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Lumiar, na freguesia Lumiar.
A poucas centenas de metros a norte do Eixo Norte-Sul e a oeste do cruzamento entre este e a Avenida Padre Cruz.
(Distância: 8 m N)
Situada no centro do largo com a mesma denominação, este pequeno templo religioso do início do século XVI faz parte do conjunto do Paço do Lumiar.
(Distância: 50 m NE)
A Quinta do Paço é um edifício pertencente à arquitetura residencial, com a respetiva quinta provavelmente setecentista, pertencente ao conjunto do Paço do Lumiar.
(Distância: 161 m NE)
Esta quinta, que integra o Paço do Lumiar, foi provavelmente construída no início do século XVII, reconstruída no século seguinte e com alterações no século XIX.
(Distância: 231 m NE)
Situado ao lado do Palácio da Quinta de Pisani, este é mais um palacete residencial de campo, com a respetiva quinta, possivelmente dos séculos XVIII a XIX.
(Distância: 289 m NE)
Com as denominações de Palácio Burnay e Quinta do Mineiro, o palacete neoclássico do século XIX situa-se a poucos metros do Largo de São Sebastião.
(Distância: 719 m NE)
O Palácio Monteiro-Mor ou Palácio do Marquês de Angeja, edifício construído no século XVIII, é a casa-mãe de um complexo formado por outro palácio, anexos, jardins e terrenos anexos, totalizando uma área de onze hectares.
(Distância: 819 m E)
De nome de São João Batista, está situada no largo com o mesmo nome. O templo original foi edificado no séc. XIII em terrenos do Rei D. Afonso III.
(Distância: 873 m E)
Com várias denominações como a Quinta do Espie, Casa da Família Palmela e Casal da Duquesa faz, com o Palácio Monteiro-Mor e a Igreja de São João Batista, o Largo de São João Batista.
(Distância: 926 m NE)
Orientado para o Largo Júlio de Castilho, este palacete foi edificado sobre o antigo Paço de D. Afonso Sanches após o terramoto de 1755.
(Distância: 932 m NE)
O Museu Nacional do Traje, instalado no Palácio Angeja-Palmela, mostra o traje português desde o século XVIII até à atualidade.