Palácio dos Duques de Palmela
Com várias denominações como a Quinta do Espie, Casa da Família Palmela e Casal da Duquesa faz, com o Palácio Monteiro-Mor e a Igreja de São João Batista, o Largo de São João Batista.
Temas / Tags
Palácio dos Duques de Palmela

Do século XVIII, segue uma arquitetura residencial campestre dos Duques de Palmela para estadia de veraneio, incluindo algumas dependências rurais e jardins.

Descrição

Com uma planta retangular irregular, formada por três pisos adaptando-se ao declive do terreno, apresenta uma volumetria uniformemente de vãos retilíneos e arcos abatidos com molduras simples de cantaria e caixilharias de guilhotina.

A fachada principal orientada para o Largo São João Batista apresenta ao centro duas portas cocheiras em arco abatido.

Nos pisos superiores os rasgos das janelas são igualmente em arco abatido com caixilharias em guilhotina. Os extremos deste palacete são formados por dois portões semelhantes em verga reta com moldura em cantaria flanqueada por pilastras e rematado por entablamento e frontão triangular.

Classificação

O Palácio dos Duques de Palmela também faz parte do Paço do Lumiar, estando por isso classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja Também

  • Veja outros pontos de interesse
  • Outras localidades deste concelho Lisboa

Localização

Coordenadas GPS: N 38 46.493' W 009 09.886'  (38.77488, -9.16477)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja Paroquial do Lumiar (Lumiar, Lisboa)

(Distância: 55 m SW)
De nome de São João Batista, está situada no largo com o mesmo nome. O templo original foi edificado no séc. XIII em terrenos do Rei D. Afonso III.

Palácio Angeja / Palmela (Lumiar, Lisboa)

(Distância: 64 m NE)
Orientado para o Largo Júlio de Castilho, este palacete foi edificado sobre o antigo Paço de D. Afonso Sanches após o terramoto de 1755.

Museu Nacional do Traje (Lumiar, Lisboa)

(Distância: 69 m NE)
O Museu Nacional do Traje, instalado no Palácio Angeja-Palmela, mostra o traje português desde o século XVIII até à atualidade.

Fonte de São João Batista (Lumiar, Lisboa)

(Distância: 74 m NE)
Denominada também de Chafariz do Boneco, está situada no Largo Júlio de Castilho ao lado do Palácio de Angeja, um ponto de referência para a obtenção de água naquela zona de Lisboa.

Palácio Monteiro-Mor (Lumiar, Lisboa)

(Distância: 154 m W)
O Palácio Monteiro-Mor ou Palácio do Marquês de Angeja, edifício construído no século XVIII, é a casa-mãe de um complexo formado por outro palácio, anexos, jardins e terrenos anexos, totalizando uma área de onze hectares.

Palacete da Quinta do Pisani (Lumiar, Lisboa)

(Distância: 604 m W)
Com as denominações de Palácio Burnay e Quinta do Mineiro, o palacete neoclássico do século XIX situa-se a poucos metros do Largo de São Sebastião.

Palácio dos Condes do Paço (Lumiar, Lisboa)

(Distância: 659 m W)
Situado ao lado do Palácio da Quinta de Pisani, este é mais um palacete residencial de campo, com a respetiva quinta, possivelmente dos séculos XVIII a XIX.

Quinta dos Azulejos (Lumiar, Lisboa)

(Distância: 760 m W)
Esta quinta, que integra o Paço do Lumiar, foi provavelmente construída no início do século XVII, reconstruída no século seguinte e com alterações no século XIX.

Quinta do Paço (Lumiar, Lisboa)

(Distância: 828 m W)
A Quinta do Paço é um edifício pertencente à arquitetura residencial, com a respetiva quinta provavelmente setecentista, pertencente ao conjunto do Paço do Lumiar.

Capela de São Sebastião (Lumiar, Lisboa)

(Distância: 867 m W)
Situada no centro do largo com a mesma denominação, este pequeno templo religioso do início do século XVI faz parte do conjunto do Paço do Lumiar.

gif