O Palácio de Belém, atualmente a residência Oficial do Presidente da República, foi construído em 1559 por D. Manuel de Portugal, filho de D. Francisco de Portugal, 1.º Conde de Vimioso.

Entrada na Realeza

Palácio Nacional de Belém

No século XVIII D. João V comprou o palácio ao conde de Aveiras e fez modificações radicais.

No dia 1 de novembro de 1755, quando ocorreu o terramoto que devastou Lisboa, o rei D. José I e a família estavam a passear por Belém aproveitando o dia feriado. Tendo sobrevivido e receando novos sismos, refugiaram-se em tendas nos terrenos deste palácio. O interior estava a ser utilizado como hospital.

Desta forma, o palácio entrou no património da Casa Real.

Local para os Convidados

Enquanto duravam as obras no Palácio das Necessidades, D. Maria II habitou aqui durante alguns anos. A partir do reinado de D. Luís I o Palácio de Belém passou a receber os convidados oficiais, entre eles a Rainha Isabel II de Espanha.

Primeira Residência Oficial

Em 22 de maio de 1886 o Palácio de Belém foi residência oficial dos Príncipes D. Carlos, Duque de Bragança e sua esposa D. Amélia. Foi aqui que nasceram os dois filhos do casal real, D. Luís Filipe e D. Manuel II.

Quando D. Carlos subiu ao trono entenderam que este Palácio não tinha a dimensão suficiente, preferindo então o Palácio das Necessidades. O Palácio de Belém voltou à sua função de residência dos convidados estrangeiros.

Picadeiro Real

O Picadeiro Real foi transformado, por ordem da Rainha D. Amélia, em Museu dos Coches Reais, o que manteve até 2015, qando foi mudado para as novas instalações.

Residência Oficial

O Palácio de Belém foi designado residência oficial do Presidente da República em 1912.

Render da Guarda

No terceiro domingo de cada mês ocorre em frente do Palácio o solene render da Guarda que serve o Presidente da República.

Classificação

Em 29 de Março de 2007 foi classificado como Monumento Nacional.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 41.858' W 009 12.078'  (38.69763, -9.20130)

Referências

Temas / Tags

Belém, publicado em por