×
Pontos de Interesse no Concelho de Marinha Grande

Arquivo Municipal da Marinha Grande (Marinha Grande)
Este arquivo foi construído pela criação do concelho de Marinha Grande, em 1917, mostrando o seu desenvolvimento. Inicialmente na Câmara Municipal, onde foi parcialmente destruído por um incêndio, foi transferido para o Mercado Municipal e daí para o atual edifício em 1999.

Auditório António Campos (Praia da Vieira)
Este auditório é utilizado para apresentação de eventos culturais e recreativos, de teatro e outros.

Biblioteca de Instrução Popular (Vieira de Leiria)
Esta biblioteca, considerada o ex-libris da Vieira, foi criada em 1932 por um grupo de vieirenses amigos do livro, para que a leitura de livros deixasse de ser apenas para as classes altas mas aberto a todos, para promoção da leitura e da cultura.

Biblioteca Municipal de Marinha Grande (Marinha Grande)
Inaugurada em 30 de novembro de 2001, permite o empréstimo de livros e a consulta de enciclopédias, publicações periódicas e meios digitais, acesso à Internet, utilização dos computadores para criação de trabalhos e a visualização de filmes ou audição de música.

Câmara Municipal da Marinha Grande (Marinha Grande)

Situada numa zona abrangente da cidade, na Praça Guilherme Stephens, a Câmara está num edifício que fazia parte do conjunto de edifícios da fábrica-escola dos Irmãos Stephens.

Capela de Nossa Senhora da Ajuda (Passagem)
A Capela de Nossa Senhora da Ajuda, na localidade de Passagem, é uma capela construída em 1629 e ampliada em 1835. Esta capela, de nave e capela-mor, tem o interior da nave revestido de azulejos até cerca de 1 metro de altura.

Capela de Santo António e Nossa Senhora de Fátima (Amieira)
Nesta capela, dedicada a Santo António e Nossa Senhora de Fátima, destaca-se a fachada aberta pela porta e duas janelas e a torre sineira com mais uma janela ao nível das restantes, todas as aberturas em arco perfeito.

Casa Museu Afonso Lopes Vieira (São Pedro de Moel)
Esta casa, oferecida em 1902 a Afonso Lopes Vieira pelo pai como prenda de casamento, foi onde o poeta escreveu muitas das suas obras. É um museu literário que foi legado em 1938 à Câmara Municipal, por testamento, para ser instalada no rés-do-chão a Colónia Balnear Infantil, onde ainda funciona desde 1949.

Escultura O Vidreiro (Vieira de Leiria)
Uma obra do escultor Joaquim Correia, inaugurada em 14 de maio de 1999, feita em bronze sobre um pedestal de tijolo, mostra um trabalhador vidreiro a fabricar a sua obra. Pretende homenagear a indústria vidreira da Marinha Grande bem como as restantes indústrias do concelho.