Chafariz das Cincos Bicas
Este é o único chafariz sobrevivente de três que existiram nos princípios do século XVIII nas Caldas da Raínha. Este chafariz de cinco bicas é uma alusão às Oceânides.
Temas / Tags
Chafariz das Cinco Bicas
Chafariz das Cinco Bicas

Este, ao contrário dos outros dois, possui cinco bicas, dando o nome ao chafariz, mostrando a imponência das dimensões e o aparato das volutas que o ladeiam e das bacias por onde a água escorre.

Edificado segundo um programa para colmatar a falta de abastecimento de água à cidade, impulsionado pelo Rei D. João V, este chafariz de cinco bicas é uma alusão às Oceânides, divindades femininas personificadas em fontes, riachos ou cursos de água que descendiam do Oceano, o deus grego das águas correntes, retomando à temática mitológica da habitual iconografia barroca na arquitetura relacionada com a água.

Descrição

O chafariz é formado por um espaldar com um nicho de volta perfeita flanqueado por duas pilastras de cada lado, a última das quais rematada por um vaso. O nicho acolhe três taças escalonadas, decoradas por acantos e temas vegetalistas, dispostas de forma a que a água, saindo da bica superior, caia em cascata.

Na zona inferior encontram-se as restantes cinco bicas, cuja água cai para um tanque. Acede-se às bicas por dois lanços de escadas laterais e em frente desta, no plano térreo, um outro tanque que servia de bebedouro aos animais.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 39 24.274' W 009 07.919'  (39.40457, -9.13198)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Ermida de São Sebastião (Caldas da Rainha, Caldas da Rainha)

(Distância: 90 m W)
Situada a noroeste da Praça da República, a atual ermida nada têm da original quinhentista, sendo um templo do século XVII resultado de uma intervenção.

Igreja de Nossa Senhora do Pópulo (Caldas da Rainha, Caldas da Rainha)

(Distância: 121 m S)
Concluídas as obras em 1500, só em 1510 esta ermida foi elevada a Igreja Matriz das Caldas da Rainha, sendo mais conhecida como a Igreja Matriz da Nossa Senhora do Pópulo.

Hospital Termal (Caldas da Rainha, Caldas da Rainha)

(Distância: 166 m SW)
Considerado o hospital termal mais antigo do mundo, está situado na pequena praça Dª. Leonor. Foi com esta rainha que a história começou e que remonta ao ano de 1484.

Junta de Freguesia das Caldas da Rainha (Caldas da Rainha, Caldas da Rainha)

(Distância: 182 m W)
Situado na Praça da República, é dos muitos existentes de referência que marcaram as respetivas épocas. Edificado em 1750, devia pertencer a uma família abastada caldense.

Balneário Termal (Caldas da Rainha, Caldas da Rainha)

(Distância: 191 m SW)
O Balneário Termal, pertencendo ao conjunto hospitalar, vem refletir-se na mesma resenha histórica e cronológica do hospital, inclusivamente no mesmo espaço, dividindo com este a pequena praça Dª. Leonor.

Praça da República (Caldas da Rainha, Caldas da Rainha)

(Distância: 202 m SW)
Praça da República, a mais emblemática praça da cidade, faz parte da zona histórica. Também é conhecida localmente como a Praça da Fruta, um espaço de visita incondicional.

Edifício das Termas (Caldas da Rainha, Caldas da Rainha)

(Distância: 205 m S)
Este edifício pertence ao conjunto termal Dª Leonor (hospital e balneário) e foi construído para ser hospital termal, tendo as obras o seu início em 1894 com uma previsão de duração de dez anos.

Ermida do Espírito Santo (Caldas da Rainha, Caldas da Rainha)

(Distância: 206 m S)
A Ermida do Espírito Santo é atribuída ao início do século XVI, devido à inexistência de uma data e da confraria à qual estivesse associada.

Praça de Touros (Caldas da Rainha, Caldas da Rainha)

(Distância: 372 m NW)
Uma cidade termal, com uma indústria de cerâmica, Caldas da Rainha apresenta-se com o seu aspeto cultural, talvez mesmo polémico, com uma Praça de Touros.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Caldas da Rainha, Caldas da Rainha)

(Distância: 435 m NW)
Situada na praça 25 Abril, esta é atual Igreja das Caldas da Rainha, tornando-se assim na paroquial e substituindo a Igreja Nossa Senhora do Pópulo.

gif