Fachada da Igreja
Fachada da Igreja
Igreja Matriz
Igreja Matriz
Lateral da igreja
Lateral da igreja

O templo destaca-se pela fachada rasgada por amplo portal de arco pleno de cinco arquivoltas. É profusamente decorado com motivos tão diversificados quanto típicos do estilo manuelino, como são as rosetas, as palmetas e as vieiras, a par com os cordões, os medalhões, os arabescos.

Sobrepujado por Pietà (ou Nossa Senhora do Pranto) ladeada por dois escudos reais e quatro bustos cortejados a outras esculturas renascentistas, o portal apresenta outros elementos manuelinos, como esferas armilares encimadas pela Cruz de Cristo e Flôr de Liz, perfazendo uma unidade quase orgânica coroada por óculo emoldurado.

A fachada ostenta, no entanto, componentes da campanha de obras filiada no movimento barroco, a exemplo do campanário de tripla ventana a rematar a fachada principal.

Igreja Matriz - interior
Nave da Igreja
Igreja Matriz - interior
Altar-mor

É constituída por três naves de quatro tramos e capela-mor, à qual se adossou a sacristia e o cartório. A igreja alberga um interior composto de obras notáveis de pintura a óleo sobre madeira, assim como de escultura e de talha, especialmente na capela-mor coberta por vinte e sete caixotões com episódios da vida de Cristo e da Virgem.

Classificação

Esta Igreja está classificada como Monumento Nacional.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 04.987' W 007 08.187'  (41.08312, -7.13645)

Temas / Tags

Vila Nova de Foz Côa, publicado em por