Capela de Santo António
Pode estar relacionada com a proximidade da residência dos Condes, e que o dono recebeu o título no dia 13 de junho, dia de Santo António.
Capela de Sto. António
Envolvente da Capela
Capela de Sto. António
Frontaria da Capela

Não há muito a dizer sobre este pequeno templo religioso, inclusivamente sobre a data de edificação.

Acredita-se que esteja relacionada com a proximidade da residência dos Condes, e que o dono recebeu o título no dia 13 de junho, dia de Santo António. Razões suficientes para colocarem a edificação no período dos finais do século XVI e inícios do XVII e com a denominação do mesmo santo, servindo de templo privado dos Condes.

Estrutura

Capela de Sto. António
Nicho de
Santo António

Com uma planta retangular, de uma só nave, serve de anexo a sacristia, no lado esquerdo. No lado contrário possui um nicho com a imagem do Santo António.

A fachada principal é simples, apenas com o rasgo do portal em verga reta encimado por um nicho, no qual ao centro possui quatro ranhuras ovais. Atualmente este templo alberga o Núcleo Museológico de Arte Sacra.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Alcoutim
ou neste concelho Alcoutim
Outras localidades deste concelho Alcoutim

Localização

Situado sobranceiro ao rio, faz parte de um conjunto de cinco elementos existentes na Av. Duarte Pacheco, como a Igreja Matriz, a Muralha do séc. XVII, a Casa dos Condes e um pouco mais afastada a Alfândega.

Coordenadas GPS: N 37 28.290' W 007 28.277'  (37.47150, -7.47128)

Temas / Tags

Alcoutim, publicado em por