Igreja Matriz
Igreja Matriz
Vista frotal e lateral

Deste templo religioso, só o orago de São Salvador se mantém pois o atual edifício já corresponde a um segundo templo. A pouca história deste edifício resume-se simplesmente à existência de um primitivo e que se referenciava no século XIV, ainda pertencente à alta Idade Média, formado por uma só nave. Veio a ser reconstruído na segunda metade do século XVI com a ajuda dos Condes de Alcoutim. Entretanto, com esta nova construção a Igreja de São Salvador está considerada como o melhor exemplar da arquitetura renascentista do Algarve.

Igreja Matriz
Igreja Matriz
Nave principal

Orientada longitudinalmente, apresenta uma planta retangular formada por três naves e capela-mor retangular. A esta está adossada à esquerda a torre sineira e, no mesmo lado, no plano mais recuado, a sacristia. Na fachada principal está o rasgo do portal em arco perfeito, ladeado por duas colunas onde assentam o entablamento, e que é separado por um friso das aletas interrompido por um escudo. É finalizado por três pináculos de bola. O portal está encimado por uma janela redonda, iluminando o interior do templo e do coro-alto.

Igreja Matriz - nave esquerda
Igreja Matriz - nave direita
Naves laterais
Igreja Matriz - capela lateral direita
Capela lateral direita

O interior é constituído por três naves separadas por quatro tramos em arcos de volta perfeita. Também possui um coro alto, ao qual o acesso é feito por uma das naves laterais. A nave direita tem de uma capela lateral. Finalmente o arco triunfal separa a nave da capela-mor. O altar-mor é formado por um retábulo todo em madeira.

Coordenadas GPS: N 37 28.308' W 007 28.274'  (37.47180, -7.47123)

Temas / Tags

Alcoutim, publicado em por