Falar da escadaria barroca é falar da Ermida de Nossa Senhora da Conceição e vice-versa.
Não existindo dados concretos quantos à sua edificação é no entanto, como outros elementos edificados em Alcoutim, pertencente aos finais do século XVII e inícios do XVIII pelos engenheiros militares, com o objetivo de fazer a ligação da Ermida, situada num alto, com o resto da povoação.
Apresenta uma planta circular formada inicialmente por treze degraus, saindo daqui duas escadarias uma para cada lado, dando acesso às traseiras da Ermida Nossa Senhora da Conceição.
Este ponto está situado na localidade Alcoutim, na freguesia Alcoutim e Pereiro.
(Distância: 48 m SW)
Dedicada à Padroeira de Portugal, a Ermida de Nossa da Conceição está situada à entrada sul desta vila, no ponto mais alto, o que lhe permite uma posição dominante sobre a vila.
(Distância: 52 m NW)
O visitante que chega a Alcoutim pelo lado sul vai encontrar um verdadeiro mural de azulejos. Uma maneira diferente e talvez única para exemplificar a vida quotidiana.
(Distância: 113 m NE)
O castelo foi reconquistado aos muçulmanos em 1240, no reinado D. Sancho II. D. Dinis repovoou a vila e concedeu o foral.
(Distância: 170 m NE)
Segundo um túmulo no interior deste templo a indicar a data de 1513, conclui-se que a edificação terá sido nos primeiros anos desta centúria ou nos finais do séc. XV.
(Distância: 177 m NE)
Assim se chama o pequeno largo que tem no seu perímetro a Junta de Freguesia, entidade máxima da vila que recebe todo o visitante que por aqui passe.
(Distância: 197 m NE)
Com a Junta de Freguesia situada na pequena Praça da República, o concelho de Alcoutim tem uma população estimada em cerca de três mil habitantes.
(Distância: 213 m E)
Uma terra que tem como vizinha a Espanha, simplesmente separada pelo rio Guadiana, torna-se inevitável que Alcoutim tenha uma alfândega.
(Distância: 224 m NE)
Tendo sofrido transformações arquitetónicas realizadas pelos militares no séculos XVII e XVIII, é conhecido no meio como a Casa dos Condes de Alcoutim.
(Distância: 236 m NE)
Pode estar relacionada com a proximidade da residência dos Condes, e que o dono recebeu o título no dia 13 de junho, dia de Santo António.
(Distância: 247 m NE)
O título indica-nos a importância que este edifício teve na relação com a vida quotidiana da vila, não esquecendo a posição geográfica em que se encontrava.