Igreja Matriz de Santa Valha
Igreja Matriz de Santa Valha
Igreja Matriz de Santa Valha

Conhecida também pela Igreja de Santa Eulália, foi edificada no século XVII, mais concretamente no ano de 1657, pelo abade da altura Nuno Álvares. Enquadrada numa traça tradicional e rural, sendo a sua planta retangular e de nave única, está rodeada por um adro murado.

Na fachada principal ostenta sobre a porta retangular uma rosácea ladeado por dois brasões. Ao centro no cimo, um campanário de dois sinos é rematado por dois pináculos e uma cruz latina.

No seu interior vamos encontrar um dos mais notáveis conjuntos de Arte Sacra no Concelho de Valpaços. O destaque vai para a talha de duas pinturas a óleo sobre a madeira. O altar-mor de estilo joanino final, em trânsito para o rocócó, de que aliás apresenta alguns elementos, anjos tocheiros de grande qualidade artística assentes num pedestral, decoram e ladeiam o altar-mor.

Um dos elementos fantásticos de Arte Sacra é a custodia-cálice do ano de 1690. Este é um daqueles templos que merecem ser vistos no seu interior. Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 41.002' W 007 16.277'  (41.68337, -7.27128)
Santa Valha, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes