Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Igreja em cruz grega

Situada em frente da Sé de Santarém, a edificação iniciou em 1664 e teve uma duração de aproximadamente trinta anos. Foi iniciada no reinado de D. João VI, acabando no reinado seguinte com D. Pedro II, tendo a seu cargo o arquiteto João Nunes Tinoco.

A Igreja de Nossa Senhora da Piedade foi erguida aquando da reestruturação da área urbana do Paço Real de Santarém, em propriedade real, sobre os alicerces de uma ermida.

 
Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Lateral esquerda

A demora das obras deve-se ao contencioso entre os Priores de Salvador de Santarém e os Frades Agostinhos, uma vez que a igreja havia sido cedida a estes últimos que só viram realizadas as suas pretensões em 1695.

Edificada em cruz grega, apresenta um corpo octogonal sobrepujado de uma cúpula assente em silharia de pedra finalizada por um coruchéu facetado. A capela-mor, formada em abóbada de caixotões, localiza-se num dos braços da cruz.

A fachada apresenta o portal principal em verga reta ladeada por duas colunas onde assenta o entablamento, encimado por um frontão quadrado com aletas, sendo este rematado por um frontão triangular interrompido. Este conjunto está ladeado por pináculos. Por cima está uma janela de verga reta.

Desde o ano de 1934, este templo religioso está na lista dos Imóveis de Interesse Público

Coordenadas GPS: N 39 14.245' W 008 41.126'  (39.23742, -8.68543)
Santarém, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes