Igreja de São Pedro
Igreja de São Pedro
Igreja de São Pedro

A Igreja de São Pedro foi edificada na segunda metade do século XVI no mesmo local do outro templo da Idade Média com a mesma invocação. Este templo apresenta duas fases distintas na sua estrutura, uma em que a sua planta é inspirada na arquitetura mendicante, com três naves retangulares, a segunda apresentando um modelo de alçado quinhentista, na transição entre arquitetura manuelina e classicismo da década de trinta. No século XVII a igreja sofreu uma campanha de obras, inclusivamente no retábulo-mor a colocação de painéis de azulejos e algumas telas.

A Igreja de São Pedro apresenta-se longitudinalmente de planta retangular. É formada por três naves, a central e duas laterais e capela-mor. Todas estas divisões estão separadas por arcos de volta perfeita.

Igreja de São Pedro - portal

A fachada, com o portal principal em alfiz com influências manuelinas, possui elementos decorativos vegetalistas de gosto classicista, encimado por um escudo com armas de D. João III e Dª. Catarina de Áustria, e este está encimada por uma janela retangular. À direita, adossada à fachada, foi erigida a torre sineira coroada por um coruchéu.

Começou a fazer parte da lista dos Monumentos Nacionais no ano de 1910.

Coordenadas GPS: N 39 05.581' W 009 15.536'  (39.09302, -9.25893)
Torres Vedras, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes