Casa dos Condes de Foz de Arouce
Casa dos Condes
Casa dos Condes de Foz de Arouce
Portal principal
Casa dos Condes de Foz de Arouce
Casa dos Condes

Um verdadeiro ex-libris da localidade de Foz de Arouce, nome que é atribuído a esta imponente casa senhorial, rodeada de terras de cultivo e vinhas, que se situa à entrada desta localidade. Edificada na segunda metade do século XVIII, a aproximar-se da expressão rococó, por Joaquim José Furtado de Mesquita Paiva Pinto que se tornou no primeiro Conde de Foz de Arouce em 1769, segundo a carta de Armas. Contudo, esta propriedade já era da pertença da família deste senhor desde o início de setecentos, com indicações de que a capela remonta ao ano de 1724.

O edifício é estranhamente composto, sendo o da fachada principal em forma de T, constituído para residência da família, e o secundário adossado ao principal para as traseiras, em forma de L, possivelmente reservado para dependências agrícolas e afins. A fachada principal está orientada para a estrada, com o portão que dá acesso à torre e as traseiras no lado esquerdo desta, sendo à direita a capela com a cabeceira para a rua principal e com acesso a esta através de um portão no interior do recinto. Ao centro dá acesso ao interior da casa através do portal principal.

Pormenor do portal
Brasão

Esta parte do edifício está dividida em dois pisos, uniformemente divididos pelo portal principal, sendo o piso nobre formado por quatro janelas de cada lado em arco abatido e decoradas em concheadas. O piso térreo é igualmente composto por quatro pequenas janelas com guarda de ferro e moldura de pedra. O portão principal, também em arco abatido, é encimado por uma cimalha em que se nota a presença do brasão de armas da família e finalizado por uma janela quadrilobada.

A classificação deste edifício só chega a Imóvel Municipal.

Coordenadas GPS: N 40 09.435' W 008 16.603'  (40.15725, -8.27672)
Foz de Arouce, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes