Igreja da Misericórdia

O projeto inicial desta igreja teve início em 1585, pelas mãos do arquitecto Filipo Terzio, sabendo-se que só foi concluída em 1653 sob a orientação do mestre construtor português Manuel Azenha, tendo sido utilizado o plano original.

A fachada está coberta de azulejos do século XIX e é um portal clássico grandioso, que mais tarde fica dotado de uma decoração barroca. Entre as quatro colunas coríntias na parte inferior estão os nichos com estátuas, enquanto na superior as figuras foram substituídas por janelas, ladeando a estátua de pedra da Nossa Senhora da Misericórdia no meio. Na parte superior da fachada a igreja exibe o escudo real, a Cruz de Cristo e uma esfera armilar.

O interior da igreja é de uma grandeza rígida com uma alta nave longa com azulejos do século XVI estampados. Na capela-mor a atenção vai para a abóbada em painéis de teto, em pedra de Ança, um material de construção que se encontra em abundância nesta região, e que é usada em muitos monumentos nesta região de Portugal.

Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 40 38.435' W 008 39.210'  (40.64058, -8.65350)
Aveiro, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes