Locais a Visitar em Aldeia das Dez

Capela de Santa Eufémia (Aldeia das Dez)

Situado próximo do Santuário da Nossa Senhora das Preces, esta ermida ou capela isolada não tem quaisquer informações cronológicas ou históricas, sabendo-se apenas que é dedicado à mártir Santa Eufémia.

Capela de Santa Maria Madalena (Aldeia das Dez)

Este templo religioso do século XVIII, dedicado a Santa Maria Madalena, é agora a capela mortuária. Mostra sobre o frontão, que é ladeado por pináculos, um nicho também ladeado por pináculos.

Casa Pina Ferraz (Aldeia das Dez)

Este edifício é composto por dois corpos edificados em épocas diferentes, o primeiro do século XVIII com o brasão dos Pereiras, o segundo iniciado no século XIX por Francisco Xavier Borges Pereira Ferraz e nunca terminado.
Centro Histórico (Aldeia das Dez)

Três interessantes e reestruturadas ruas da pequena parte histórica da Aldeia das Dez. Ruas com um cariz histórico bastante profundo, remontando à época anterior aos romanos.

Fonte e Cruzeiro (Aldeia das Dez)

Numa aldeia pequena como a Aldeia das Dez e, à semelhança das outras aldeias, o largo principal é espaço mais importante desta aldeia.

Igreja Matriz de Aldeia das Dez (Aldeia das Dez)

A Igreja Matriz, dedicada a São Bartolomeu, veio substituir, no século XVIII, um templo antigo que já era pequeno. Destaca-se a torre sineira rematada por uma cobertura bolbosa e atrás desta uma capela lateral e a sacristia.

Santuário de Nossa Senhora das Preces (Aldeia das Dez)

Este espaço religioso situa-se no conhecido Monte Colcurinho, nomeadamente no Vale da Macieira, a pertencer à freguesia de Aldeia das Dez.