Centro Histórico
Centro Histórico
Centro Histórico

Três interessantes e reestruturadas ruas da pequena parte histórica da Aldeia das Dez. Ruas com um cariz histórico bastante profundo, remontando à época anterior aos romanos, e a fazer parte desta história a lenda que tem como base o atual nome da aldeia.

O nome de aldeia neste caso é atribuído com outro significado, contrariando por isso o vocabulário português. A aldeia como nome da localidade chegou assim ao tempo da Reconquista Cristã, em que dez mulheres terão encontrado um tesouro numa caverna situada na encosta do Monte Colcurinho. As dez mulheres ter-se-ão percebido da importância deste tesouro, e de seguida fizeram um pacto entre elas na distribuição do tesouro, passando de geração em geração e mantendo-se assim por desvendar o segredo, até agora.

Lenda ou não, uma coisa é certa, quem passa por aquela localidade refere-se à Aldeia das Dez. E assim estas três ruas são a demonstração de uma reestrutura, da interessante e pequena aldeia, mostrando ao visitante que para além de uma lenda está uma história.

Aldeia das Dez, publicado em por