Denominada de Ponte das Três Entradas, situada na aldeia com o mesmo nome, quis assim o destino da natureza com a inteligência da engenharia civil provocar algo inédito em Portugal, na construção de uma só ponte com derivações em três sentidos. Precisamente estas três derivações atravessam o motivo natural de dois rios, em que o rio Alvôco encontra o rio Alva. Ao centro desta, se destaca a sinalização para as diversas localidades.
Numa paisagem verdadeiramente deslumbrante, entalada pelas Serras da Estrela, Lousã e Açor, o visitante é confrontado com esta maravilha de mistura entre a mãe natureza e da mão do homem.
Este ponto está situado na localidade Ponte das Três Entradas, na freguesia Aldeia das Dez.
(Distância: 46 m NW)
Este Parque de Campismo, na localidade de Ponte das Três Entradas, está situado ao longo do Rio Alva, em plena Serra da Estrela. É um excelente local para descanso em plena natureza com espaço para tendas e equipado com bungalows.
(Distância: 1 km S)
Este edifício é composto por dois corpos edificados em épocas diferentes, o primeiro do século XVIII com o brasão dos Pereiras, o segundo iniciado no século XIX por Francisco Xavier Borges Pereira Ferraz e nunca terminado.
(Distância: 1 km S)
Três interessantes e reestruturadas ruas da pequena parte histórica da Aldeia das Dez. Ruas com um cariz histórico bastante profundo, remontando à época anterior aos romanos.
(Distância: 1 km S)
Numa aldeia pequena como a Aldeia das Dez e, à semelhança das outras aldeias, o largo principal é espaço mais importante desta aldeia.
(Distância: 1 km S)
Este templo religioso do século XVIII, dedicado a Santa Maria Madalena, é agora a capela mortuária. Mostra sobre o frontão, que é ladeado por pináculos, um nicho também ladeado por pináculos.
(Distância: 1 km S)
A Igreja Matriz, dedicada a São Bartolomeu, veio substituir, no século XVIII, um templo antigo que já era pequeno. Destaca-se a torre sineira rematada por uma cobertura bolbosa e atrás desta uma capela lateral e a sacristia.
(Distância: 3 km SW)
Vindo provavelmente substituir outro templo mais antigo, por se encontrar arruinado, a Igreja Matriz de Avô é uma construção do século XVIII. Mostra uma placa que refere o ano de 1789, possivelmente a conclusão da construção.
(Distância: 3 km SW)
A ermida ou capela de São Miguel encontra-se situada junto do lado exterior da entrada do castelo. Sem certeza quanto à sua data, pode corresponder ao final da época medieval. Está classificada como Imóvel de Interesse Público.
(Distância: 3 km SW)
Pertencendo Avô a uma zona de rede defensiva a sul do rio Alva, há referências do castelo a partir do século XII, sendo a edificação ligada com a atividade mineira da região. O castelo foi transformado no tempo de D. Dinis, mantendo-se até ao século XIX em que perdeu importância.
(Distância: 3 km SW)
A aldeia de Avô é atravessada pelo Rio Alva, nascido na Serra da Estrela e afluente do Mondego, que aqui se divide em duas partes, formando uma ilha denominada de Picoto.