Casa Pina Ferraz
Este edifício é composto por dois corpos edificados em épocas diferentes, o primeiro do século XVIII com o brasão dos Pereiras, o segundo iniciado no século XIX por Francisco Xavier Borges Pereira Ferraz e nunca terminado.

História

Casa Pina Ferraz

Situado no pequeníssimo centro histórico da Aldeia das Dez, este edifício, que atualmente se limita à fachada, é testemunha, por dois corpos edificados, de épocas diferentes.

O corpo mais antigo, pertencente ao século XVIII, e que corresponde à fachada em que exibe o brasão dos Pereiras, foi mandado edificar pelo Sargento-Mor Manuel de Matos Pereira.

Esta edificação deveu-se a que este senhor se fixou na Aldeia das Dez através do seu casamento com a senhora Maria Borges da Natividade, servindo de residência do casal e seus filhos.

Casa Pina Ferraz
Casa Pina Ferraz - interior
Casa Pina Ferraz - interior

O segundo corpo viria a surgir mais tarde, nomeadamente no século XIX, por Francisco Xavier Borges Pereira Ferraz, aquando do seu casamento com Maria Madalena Castelo Branco em 1803, anexando-se ao primeiro corpo.

Este, com uma estrutura em alvenaria de pedra regular, formado por três pisos, nunca chegou a ser acabado pelo motivo de falecimento do senhor, mantendo-se assim até agora.

Veja Também

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Aldeia das Dez
ou neste concelho Oliveira do Hospital
Outras localidades deste concelho Oliveira do Hospital

Localização

Coordenadas GPS: N 40 17.728' W 007 52.002'  (40.29547, -7.86670)

Temas / Tags

Aldeia das Dez, publicado em por